O termo estrabismo é usado para descrever uma posição ou direção anormal dos olhos. Normalmente os olhos se movem para os lados e de cima a baixo por influência de pequenos músculos que são conectados diretamente ao globo ocular. Ocasionalmente um músculo pode se tornar mais forte que o músculo posicionado no lado oposto. Isto faz com que os olhos apontem em posições diferentes. Um ou ambos os olhos podem ser afetados por esta condição. Se os olhos convergem em direção ao nariz (ou “para dentro”), esta condição é chamada de “estrabismo convergente”. Esta condição é muito comum em gatos siameses. Se os olhos apontam “para fora”, é chamado de estrabismo divergente. Esta condição é comum e hereditária em Boston Terriers, alguns Pugs e Buldogues Franceses.
O estrabismo pode ocorrer devido a um ferimento em um nervo do sistema muscular responsável por movimentar os olhos. Além disso, pode ser um sintoma de um distúrbio no sistema vestibular do cão. Este sistema faz parte do aparelho auditivo e é o que ajuda o cão (e a nós) a manter o equilíbrio. Um problema neste aparelho faz com que o cão se sinta como se estivesse permanentemente girando, e faz com que os olhos tentem se ajustar a este movimento.
Se for uma condição herdada dos pais, nenhum tratamento é recomendado, uma vez que é considerado um problema estético e não afeta muito a qualidade de vida do animal. No entanto, neste caso, não é recomendado permitir que o cão cruze, pois esta condição tem grande chance de se manifestar nos filhotes.
Para animais que sofrem de estrabismo devido a doenças ou ferimentos nos nervos dos olhos, a causa do problema deve ser localizada e tratada adequadamente. Algumas vezes anti-inflamatórios podem ajudar.
Leia mais: Estrabismo - cães vesgos - Tudo Sobre Cachorros http://tudosobrecachorros.com.br/2013/05/estrabismo-caes-vesgos.html#ixzz2sBs1Yfx3
Nenhum comentário:
Postar um comentário