O cavalo crioulo é uma das raças de cavalo mais apreciadas pelos criadores do Rio Grande do Sul, sua origem é Espanhola, de lá eles foram sendo levados, primeiro para os Estados Unidos da América onde demoraram algum tempo para se ambientarem, só então começaram a ser exportados para outros países e ganharam o mundo com seu porte altivo, comportamento fácil de lidar e alta capacidade de doma ou adestramento desse animal. Toda esta caminhada demorou séculos, se iniciou em meados de 1493 e neste período os cavalos crioulos receberam diversas denominações, entre elas, selvagens, mustangs, mesteños, cimarrones, baguales, cada nome de acordo com a localidade por onde eles foram sendo levados e criados ao redor do mundo. Apesar de não ser um animal que fala, os cavalos crioulos são incríveis, e estão longe de serem um animal bizarro.
Esta raça de cavalos tem como características o porte pequenino, cuja altura gira em torno de 1,35 e 1,52 metros sendo que o tamanho médio, tanto para os machos quanto para as fêmeas é de 1,45m. Quanto à pelagem o gateado é o predominante, ou seja, aquele conhecido como baio escuro com uma lista preta no lombo indo do final de sua crina até o começo de sua bela cauda. Mas apesar desta predominância há a ocorrência de todas as pelagens na raça de cavalo crioulo. Sua cabeça é larga e curta lembrando o formato de uma pirâmide, seus olhos são muito grandes, de forte expressão e bem afastados, seu perfil é naturalmente reto com ligeira forma convexa, tem as suas orelhas pequenas e também bastante afastadas do que chamamos de base.
Sob este aspecto pode-se dizer que o cavalo crioulo é um animal de extrema vivacidade, inteligência e coragem, ele também é forte e musculoso, por isso se presta muito bem para a lida no campo com rebanhos de gado, Carneiro, ovelhas ou de muitos outros animais, tem sempre muita disposição para o trabalho e uma resistência invejável.
Na categoria dos mamíferos, os cavalos crioulos pertencem aos animais de porte médio e ainda que tenha neste patamar outras raças de cavalos e mesmo o Jumento, que é bastante resistente para jornadas de trabalho, o cavalo crioulo se destaca muito pela sua capacidade de trabalho e temperamento dócil sendo também muito utilizado em passeios, esportes, etc., e ainda é capaz de percorrer longas distancias sem esmorecer.
No Rio Grande do Sul acontecem longas cavalgadas onde esta raça é predominantemente escolhida pelos cavaleiros. O cavalo crioulo também é muito cobiçado em leilões e grandes feiras de venda de animais, nas quais os lances variam de acordo com o refinamento e a linhagem do animal. Um cavalo crioulo de boa qualidade pode custar o equivalente a um carro 0 km, e às vezes bem mais do que isso, um bom negócio para criadores, além de ser um prazer, pois quem lida com cavalos precisa gostar do que faz.
O Cavalo Crioulo foi trazido por colonizadores espanhóis, e se adaptaram a todo o tipo de região e clima. Suportaram bastante o intenso frio e também o desgastante calor. Ao passar de séculos após a adaptação e de grande evolução, os crioulos, adquiriram características próprias e únicas no meio ambiente do sul americano.
Atualmente, segundo a ABCCC, os crioulos estão presentes em todos os estados brasileiros. Através de um relatório emitido pela ABCCC foi registrado 84.741 animais, espalhado por 22 estados brasileiros, são 84.741 crioulas, machos e fêmeas.
Essa raça de cavalo é usada bastante nos trabalhos pesados na lido com o gado, por todo o Brasil. Isso deu-se devido a sua longevidade, agilidade, rusticidade e resistência, que só eles tem.
Apesar dos crioulos terem um porte baixo, eles possuem uma musculatura extremamente consistente e uma estrutura óssea compacta.
São cavalos bastante ágeis, dóceis, corajosos, inteligentes e fortes.
Os Crioulos podem chegar a medir de 1,35 m a 1,52m.
Nenhum comentário:
Postar um comentário