sábado, 18 de janeiro de 2014

Como ensinar seu cachorro a NÃO latir “a qualquer hora”

 

NÃO latir …

Cães são os melhores amigos do homem – mas quando latem em excesso podem ser foco de uma tremenda dor de cabeça!
Saiba como lidar com este problema que, acredite!, tem solução!

O cão que não para de latir em casa

Um cão que late sem parar é um cão que demonstra um distúrbio de comportamento.
Os latidos constantes são estressantes não somente para quem os ouve, mas também para os próprios cachorros.
Esse mau hábito é sinal de ansiedade e tédio e devemos procurar, em primeiro lugar, entender o porquê de o problema estar acontecendo.

Quando latir é a forma de conseguir  atenção

Como ensinar seu cachorro a NÃO latir
Ensinar seu cão a NÃO latir
Na grande parte dos casos, o latir em excesso é ensinado e reforçado pelos próprios donos do animal.
Pessoas que não gostam do som do latido dos cães são as primeiras a ensinar esse hábito, já que, assim que o animal se põe a latir, corre para lhe fazer a vontade, para que este fique logo quieto.
O cão entende rapidamente que se quer algo que lhe interesse – seja comida, passear, brincar – basta começar a latir que terá todas as suas vontades prontamente atendidas!

Como treinar o cachorro a não latir

Como treinar o cachorro a não latir
Treinar o cachorro a não latir
Pensando da mesma forma acima, precisamos então promover o efeito contrário para que o cão entenda que o latido não é mais uma moeda de troca.
Para isso precisamos acima de tudo de paciência.
Toda vez que o animal latir passará a ser ignorado, e suas vontades serão atendidas somente quando estiver calmo e em silencio.
É muito importante que o cão JAMAIS tenha sua vontade atendida enquanto estiver latindo!
Dependendo de quanto tempo o animal já possui este hábito, podem ser necessárias várias seções de treino, até que o cão entenda como deve passar a se portar.
Quanto mais tempo com o problema, mais complicado será de revertê-lo.
Não desista!
Os cães acostumados a latir para conseguir o que desejam tendem a latir mais alto e mais constantemente quando começam a ser ignorados. Isto é normal!
Na cabeça do cão é um comportamento que sempre funcionou e não há porque não continuar funcionando.
É muito importante seguir com o plano até o final ! Se a pessoa desiste e agrada o cão enquanto este está latindo, a mensagem passada ao animal é a de que o latido deve ser insistente e alto o suficiente até funcionar!

Como ensinar seu cão a sentar e esperar

Como treinar o cachorro a não latir llÉ importante ensinar ao cão que ele terá o que quer a partir do momento que sentar e esperar.
Esse treino deve ser feito com tudo aquilo que provoca ansiedade no cão: um petisco que o agrade muito, a guia do passeio, um brinquedo preferido etc
Pegue o objeto e, com uma postura corporal muito tranquila, ignore o cão até que pare de latir.
Assim que ele cansar e sentar em silencio, dê de imediato a recompensa – que pode ser um pedaço da comida, sair para o passeio ou iniciar uma brincadeira.
Com o tempo, você verá que o tempo de latidos será cada vez menor até que cesse por completo.

 

Não fique “latindo” junto com ele

Como treinar o cachorro a não latir lllMuitas vezes as pessoas tendem a gritar com o cão para que este pare de latir.
Na verdade esse tipo de comportamento só reforça o latido do cão, pois para ele você está “latindo” junto com ele, como uma verdadeira matilha!
Dê o exemplo ao seu animal, não grite com ele!

Exercícios físicos são fundamentais

Um animal que não se exercita é um animal estressado.
Cães possuem muita energia e precisam gastá-la de uma forma saudável, caso contrário acabam por desenvolver uma série de desvios comportamentais que podem ser muito desconfortáveis – dentre eles o latido em excesso.
Um cachorro de porte médio deve ter, no mínimo, dois passeios diários para se exercitar, em caminhadas com bom ritmo e duração.
O acesso ao quintal não significa que o cão se exercite, pois na grande parte das vezes o quintal não oferece estímulos visuais e olfativos interessantes o suficiente para que o animal se sinta disposto a se movimentar da maneira que precisaria.

Desvie a atenção do seu cachorro

Como treinar o filhoteSe o cão late para um objeto ou um som específico (motocicletas ou o som de campanhia, por exemplo) comece a treiná-lo para desviar o foco da atenção.
Assim que o animal for exposto ao estímulo que o faz latir, porém ANTES que comece a fazê-lo, recompense com um petisco o bom comportamento.
Inicialmente a recompensa terá que ser muito rápida, antes que o animal comece com os latidos.
Com o tempo vá aumentando gradativamente o tempo entre o estímulo e a recompensa, até que ele entenda que deve esperar calmamente e será recompensado por ficar quieto.
Converse com os vizinhos
O cão que late excessivamente em casa torna-se irritante para a família e, principalmente, para aqueles vizinhos que não possuem cachorro.
Caso seu animal tenha esse hábito, procure conversar com vizinhos e explique que está trabalhando para solucionar esse problema.

Cães que latem demais na rua

Como treinar o cachorro na ruaO excesso de latido na rua indica falta de socialização .
O cão pode ter medo de outras pessoas, automóveis ou outros cães e começa a latir por pura ansiedade.

É importante que se faça um trabalho direcionado para a socialização destes animais, para que possam relaxar e desfrutar do passeio.
Um cão treinado é um cão mais seguro, mais agradável e mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário