Griffon Nivernais
Origem: França
Tamanho: Grande
Área de criação: Grande
Temperamento: Dócil
Atividade física: Intensa
Visualizar índice completo
Utilização: cão de faro, utilizado, principalmente na caça ao javali, geralmente em matilha, mas também individualmente.
Tamanho: 55 a 62 cm para machos e 53 a 60 cm para fêmeas.
Peso: 23 a 25 quilos.
Aspectos gerais: cão de membros e músculos secos, destinados a fornecer mais capacidade no trabalho do que na velocidade. De aspecto um pouco triste, mas não medroso.
Pelagem: o pelo é longo, hirsuto e espesso, bastante forte e duro (nem lanoso, nem crespo). O ventre e o interior das coxas não devem ser destituídos de pelos. As sobrancelhas bem pronunciadas não encobrem os olhos. Um pouco de barba no queixo e as orelhas bastante peludas. A cor é sempre encarvoado, ou seja, a extremidade do pelo é sempre mais escura que a base (encarvoada). O fulvo pode ser mais ou menos escuro, mas jamais laranja. A extremidade encarvoada pode ser azulada. A intensidade do tom escuro na extremidade do pelo é que dará o aspecto de mais claro ou mais escuro da pelagem. A presença de pelos brancos disseminados, em maior ou menor quantidade na pelagem, é tolerada e formam nuanças que vão do cinza-claro ao cinza-escuro, passando pelo cinza-javali.
Longevidade: 10 a 12 anos.
Temperamento: excelente para se aproximar da caça, muito bom caçador e corajoso. Apesar de poder treiná-lo facilmente, às vezes demonstra ser obstinado e independente, dessa forma, seu dono deverá fazê-lo obedecer desde a idade mais jovem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário