Pacífico...
| 
 | 
História
Esta  corpulenta e imponente raça teve origem em Itália durante o império  romano, sendo o descendente directo do antigo Molosso romano. Há alguns  registos da sua passagem por terras britânicas seguindo os exércitos de  Júlio César que aliás rapidamente descobriu nele a sua bravura e  espírito de combate. Ao longo dos tempos esta raça foi sendo apurada  tendo a sua evolução marcante na Grã-Bretanha onde também reivindicam a  origem desta raça. Quase se extinguiu durante a II Grande Guerra Mundial  recuperando recentemente a presença no mundo cinológico. O seu tamanho  colossal é a grande característica diferenciadora desta raça. Nasce com  cerca de 500g e aos dois meses tem já uns surpreendentes 12kg! Atinge o  peso máximo por volta dos 3 anos onde precisa de comer cerca de 3kg de  ração por dia, o dobro de um Rottweiler. Aliada à sua força aparecem a  sua valentia e instinto inapto para guarda.
Temperamento
Apesar do seu aspecto rude e colossal, o Mastim é um cão pacífico, bastante dócil, corajoso e fiel ao dono.
Descrição
A  palavra mastim, em latim massivus , significa maciço. É uma boa  descrição para este cão de grande porte, colossal e imponente. A sua  cabeça é grande, maciça e esférica, com um crânio largo e achatado.  Possui uma barbela que pende desde o maxilar inferior até cerca de meio  do pescoço. Os lábios superiores são pendentes e cobrem os inferiores.  Os olhos são em forma de diamante devido às pregas de pele que lhe caiem  da testa, a cor deve ser em conformidade com a cor da pelagem. As  orelhas são cortadas em triângulo (tradicionalmente em Itália) e  revestidas por uma pelagem macia. O pescoço é curto, largo e robusto, o  peito forte e entroncado e o dorso largo e musculoso. Os membros são  fortes e de aspecto sólido. A cauda é grossa e de raiz baixa, e segundo a  tradição deve ser amputada em dois terços.
Tipo de Pêlo
Curto,  espesso, brilhante e uniforme. As cores em que pode ser visto são o  preto, o cinzento, o tigrado, o chumbo e o aloirado. Pode ter manchas  brancas no peito ou nos dedos.
Observações
O  mastim é um cão que necessita de fazer bastante exercício para manter a  boa forma, sendo adequado para a vida em jardim. Se for treinado para  tal, é um perfeito guardião da casa.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário