domingo, 14 de setembro de 2014

Mudi

Mudi
origem:Hungria
data de origem:Entre os séc. XVIII e XIX
esperança de vida:13 a 14 anos
classificação:Raça de Trabalho
altura:35 para 48 cm
peso:8 para 13 kg

História

O Mudi foi inicialmente utilizado para auxiliar o homem na caça de javalis e no pastoreio das ovelhas. Originário da Hungria, não se sabe ao certo quando surgiu, mas julga-se que foi por volta dos séculos XVIII e XIX.

A raça foi descoberta pelo Dr. Dezsõ Fényes, em 1936, mas durante décadas a história desta estirpe foi frequentes vezes confundida com a história de outros cães pastores da Hungria. Acredita-se porém, que descende do cruzamento do Puli com outros cães do tipo spitz.

Também para esta raça, a II Guerra Mundial foi uma ameaça quase fatal: os Mudi quase desapareceram e só nos anos 70 é que foi implementado um efectivo programa de reabilitação da raça. O estabelecimento do standard que define as características desta estirpe têm sido alvo, ao longo das décadas, de sucessivas correcções, tendo a última sido efectuada em 2004. Ainda assim, esta continua a ser considerada uma raça rara na Hungria e é raramente vista em exposições caninas.

Actualmente, na Finlândia existe um considerável número de criadores de Mudis, que são tradicionalmente usados nas operações de salvamento em zonas montanhosas. 

Temperamento 

O Mudi é um cão inteligente, cuja personalidade é elogiada por diversos especialistas. É considerado um cão corajoso, perspicaz, obediente que dará um óptimo cão de guarda, protector da família e da propriedade.

É um animal dócil e fiel ao donos, mas convém que seja habituado à presença de crianças pequenas e/ou de outros animais de estimação. Perante estranhos, pode reagir de forma defensiva, já que necessita de algum tempo até que se acostume a novas presenças.

Este é também um cão energético, que adora correr e nadar, daí que o ideal seja que viva fora de casa. 

Descrição 

O Mudi é um animal de médio porte, cuja altura varia entre os 35 a 48 cm de altura e o peso oscila entre os 8 a 13 Kg.
A sua pelagem varia de comprimento e tipo: na cabeça e na parte da frente das patas a pelagem é curta e lisa; no restante corpo chega a atingir os 12 cm de comprimento e é ligeiramente encaracolada. Os cores do pêlo variam entre o preto e o branco, existindo espécimes com uma mistura de ambas com manchas mais ou menos uniformes.

Na cabeça cuneiforme, os olhos são castanhos escuros e ovais e as orelhas, em forma de “V”, são pontiagudas e expressivamente erectas. O dorso é curto e recto e os membros são fortes e musculosos. A cauda é exuberante em pelagem. 

Observações 

Esta raça não apresenta propensão a muitas doenças, sendo considerada genericamente muito saudável e com uma esperança média de vida longa (13 a 14 anos).

O ideal é que viva em espaços amplos, já que estes cães são muito activos e apreciam correr ao ar livre.

É aconselhável uma escovagem regular do seu pêlo.
http://www.arcadenoe.pt/raca/mudi/205

Nenhum comentário:

Postar um comentário