quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Pinscher Austríaco

Pinscher Austríaco
origem:Áustria
data de origem:séc. XVII
esperança de vida:12 a 14 anos
classificação:Pinchers
altura:36 para 51 cm
peso:12 para 18 kg

História 

A história desta raça remete-nos para a vida rural da Áustria, nos finais do século sec.XVII, altura na qual estes cães desempenhavam o papel de cães de guarda e guardadores dos rebanhos. Primo do Pinscher alemão, pensa-se que descende dos antigos Pinschers rurais.

Por volta de 1921, houve uma criação sistemática de cães de raça pura. Em 16 de outubro de 1928, a raça foi reconhecida pelo Kennel Clube Austríaco ( Österreichischer Kynologenverband ) como pinscher austríaco de pêlo curto ( Österreichischer kurzhaariger Pinscher ). Em 2000, a raça foi renomeada como pinscher austríaco ( Österreichischer Pinscher).

Descrição 

O Pinscher Austríaco é um cão de estatura média, cuja altura varia entre os 36 cm e os 51 cm. Pesa entre 12 Kg e 18 Kg e é dotado de uma pelagem grossa, dupla e lisa, cujas tonalidades podem variar entre o amarelo, ruivo-cervo, preto e castanho.

O seu crânio é amplo, dotado com um sulco pronunciado, e o chanfro é definido. Os olhos deste animal são grandes e normalmente escuros e os maxilares são fortes. As orelhas de inserção alta são pequenas e dobradas para a frente (orelhas em botão).

O Pinscher austríaco tem a cernelha bem definida, o dorso largo e robusto, tal como as restantes partes do corpo que fazem adivinhar uma ossatura forte. Na cauda de inserção alta, a pelagem é abundante e densa.

Temperamento 

Este é um cão corajoso, com uma personalidade viva e sagaz, que gosta de proteger a sua família e o seu território. É afectuoso com os seus donos, mas apreensivo perante estranhos.

Não aprecia muito a vida urbana e é realmente feliz em espaços amplos, onde possa expandir a sua energia.

Observações 

Esta raça tem uma esperança média de vida de 12 a 14 anos e é considerada saudável.No entanto, esta é uma raça vulnerável à displasia da anca ou à luxação congénita, que consiste numa anomalia física da parte superior do osso da coxa que afecta a articulação da anca, tornando-a instável. Os sintomas mais comuns desta malformação são: dores após o exercício fisco, a resistência ao movimento, a perda de massa muscular. Caso detecte algum destes comportamentos, é aconselhável que o animal seja rapidamente tratado, já que pode ficar impossibilitado de caminhar.

Necessita de praticar exercício físico regularmente e, caso não disponha de um jardim ou quintal, então é aconselhável levá-lo a passear frequentemente.
http://www.arcadenoe.pt/raca/pinscher_austr_aco/228

Nenhum comentário:

Postar um comentário