domingo, 24 de agosto de 2014

Dogue Canário

 (outros nomes: Dogo Canario, Presa Canario, Perro de Presa Canario)

Dogue Canário
origem:Ilhas Carnárias
data de origem:Século XVIII
esperança de vida:10 anos
classificação:Molossóides, tipo dogue
altura:56 para 65 cm

História 

O Dogue Canário é oriundo das Ilhas Canárias, particularmente Tenerife e Gran Canária. Acredita-se que resulta do cruzamento entre agora extinto Bardino Majero, um cão de quinta indígena do arquipélago, e os molossóides introduzidos na ilha pelos colonos a partir do século XVII.

Originalmente estes cães eram mantidos como protectores do gado e das propriedades. Contudo, com o aumento da popularidade das lutas entre cães, o Dogue Canário foi sendo apurado pela sua tenacidade e robustez. Nas Canárias, as lutas entre cães eram realizadas em arenas ou “pitts”. Com a proibição das lutas em 1940, a procura destes cães abrandou e em 1960 estiveram perto da extinção, mas foi reavivada por um grupo de criadores interessados na raça.

Hoje em dia o Dogue Canário é tido como animal de companhia e guarda. O Dogue Canário é um cães com uma imagem negativa no público por causa do seu passado ligado à luta. Em Portugal não faz parte da lista de cães potencialmente perigosos.

Temperamento 

O Dogue Canário é um cão dominante que não é indicado para donos inexperientes. Sendo um bom cão de guarda, não gosta de estranhos. É bastante territorial e devido ao seu passado de lutas não se dá bem com outros cães. Contudo, com uma forte socialização consegue conviver com eles.

Com a família, o Dogue Canário é um cão dócil e protector. Calmo e atento, o Dogue Canário é confiante e tem um porte nobre. Muito dedicado, é obediente ao dono, mas mantém sempre a sua independência.

O Dogue Canário precisa de um treino consistente desde pequeno e um dono que saiba impor a sua dominância recorrendo ao reforço positivo.

Aparência Geral

O Dogue Canário é um molossóide de porte médio. Os machos têm entre 60 a 65 cm e devem pesar no mínimo 50 kg. As fêmeas medem 56 a 61 cm e pesam no mínimo 40 kg.

O Dogue Canário é um cão robusto, ligeiramente mais comprido do que alto. As fêmeas têm geralmente esta característica mais acentuada.

A cabeça deste cão é impressionante: maciça e compacta, com pele enrugada e stop pronunciado. O nariz é largo e preto, enquanto os olhos os olhos são castanhos variando na tonalidade conforme a pelagem. As orelhas são de tamanho médio e dobram em forma de rosa.

O Dogue Canário tem um corpo musculado, que lhe foi aperfeiçoado para a luta de cães: a pele é grossa, os peitorais são bem definidos, o peito é profundo, as pernas são fortes e ossudas.

A cauda é grossa na base, afunilando em direcção à ponta. Quando o cão está a trabalhar, ergue-se me forma de sabre. Em repouso, permanece caída com uma ligeira curvatura na ponta.

O Dogue Canário é um cão ágil, com uma passada larga que lhe permite cobrir bastante terreno em pouco tempo.

A pelagem é curta e um pouco áspera. O padrão tigrado é aceite em todas as tonalidades, desde o cinzento ao castanho claro. Várias tonalidades de cor sólidas também são aceites, desde o fulvo até à cor areia. Marcas brancas são aceites no peito, na base do pescoço, na garganta, nos pés das patas dianteiras e nos dedos das patas traseiras, mas devem ser o mais pequenas possível. A máscara no focinho é sempre preta e não se deve prolongar para além do nível dos olhos.

Dogue Canário vs. Presa Canário 

A raça reconhecida em Espanha foi feita sobre a denominação Presa Canário, porém o nome que se popularizou foi Dogo Canário e foi sob este nome que foi aceite pela FCI, a associação internacional que regula a canicultura em Portugal e Espanha, entre muitos outros países.

Contudo, os criadores espanhóis parecem ter-se afeiçoado ao nome original, bem como ao estalão, tal como foram aprovados em Espanha originalmente. A RSCE, o clube que rege a canicultura em Espanha, não reconhece o Dogue Canário como sendo a mesma raça que Presa Canário. Na verdade, o clube aceita as duas raças e tem estalões diferentes. No Presa Canário a pelagem preta é também admitida e é estabelecido um peso máximo, o que não acontece no estalão do Dogue Canário. Contudo, a RSCE foi já aconselhada a rever a sua decisão pelo governo espanhol, uma vez que ambos os estalões se referem ao mesmo cão. Em último caso, na RSCE, todos os Dogues Canários que tenham a altura estipulada podem ser registados como Presas Canários. E todos os Presas Canários que não tenham a pelagem preta podem ser registados como Dogues Canários.

Higiene 

O Dogue Canário não tem subpêlo o que faz com que largue menos pêlo do que a maioria dos cães que possuem uma dupla pelagem.

Mesmo assim deve ser escovado para que a pelagem seja mantida limpa e saudável.

Saúde 

Os problemas de saúde mais observados no Dogue Canário são problemas articulares, sobretudo displasia canina e problemas de pele.

Sendo um cão ainda usado em lutas ilegais de cães, pesquise o criador a quem está interessado em comprar o cão. Os cães comprados a bons criadores são saudáveis e bem equilibrados.
http://www.arcadenoe.pt/raca/dogue_can_rio/287

Nenhum comentário:

Postar um comentário