domingo, 24 de agosto de 2014

Cocker Spaniel Americano

Muito amigo das crianças. (outros nomes: American Cocker Spaniel)

Cocker Spaniel Americano
origem:Estados Unidos da América
data de origem:Século XVIII
classificação:Cães Levantadores de Caça
altura:36 para 38 cm
peso:11 para 13 kg

História

O Cocker Spaniel Americano desenvolveu-se a partir do seu primo inglês. O Cocker Spaniel Inglês foi levado para os Estados Unidos da América pelos colonos nos séculos XVII e XVIII. Os colonos necessitavam contudo de um cão mais baixo e mais eficaz na caça à codorniz. Até aí, o Cocker Spaniel Inglês era comummente utilizado na caça a galinholas (woodcock, em inglês) que lhe veio a dar o nome.

As duas raças eram julgadas em conjunto até mados do século XX, quando as diferenças morfológicas entre as duas eram evidentes. O Cocker Spaniel Americano foi constituído oficialmente como raça em 1946.

Hoje em dia, o Cocker Spaniel Americano é muito popular no seu país de origem. Tornaram-se apreciados pela habilidade de "levantar" aves para o caçador, pela capacidade em penetrar vegetação densa e pela agilidade ao nadar. O facto de ser muito alegre e sociável, popularizou-o como um óptimo animal de estimação. O seu aspecto forte e robusto, típico para actividades de caça, não lhe diminuem a sua função de companhia. São cães que se encontram facilmente nas exposições caninas.

Temperamento

O Cocker Spaniel Americano é um animal vivo, inteligente e brincalhão. Desenvolvido para a caça, há muito que o Cocker Spaniel Americano conquistou o seu lugar como cão de companhia.

Bastante dedicado à família, gosta de receber os donos não só com o abanar da cauda, mas também de toda a zona traseira. É um cão que exige bastante atenção e pode tornar-se destrutivo se deixado muito tempo em casa.

É uma raça sensível que precisa de uma boa socialização e treino baseado no reforço positivo. Se estes requisitos forem cumpridos, esta raça dá-se bem com outros animais, cão e crianças.

Estes cães adaptam-se à vida tanto na cidade como no campo. Vivem felizes num apartamento se tiverem companhia e forem suficientemente exercitados. O ideal era terem acesso a um pequeno pátio. Necessitam de um longo passeio diário. Parte do tempo de exercício pode ser utilizado em brincadeiras dentro de casa.

Gostam de ladrar, o que faz deles bons cães de alerta. São protectores, mas não são adequados para serem cães de guarda.

O treino deve ser consistente, porque apesar de serem inteligentes, são distraídos, tornando-se um pouco difícieis de treinar.

Descrição 

O Cocker Spaniel Americano é um cão de porte médio, sendo o Spaniel mais baixo.

De corpo sólido e forte, o Cocker Spaniel Americano é um animal rápido e resistente. Possui um crânio abobadado, focinho largo e profundo com um stop pronunciado. O lábio superior recobre o maxilar inferior. As narinas são bem desenvolvidas, os olhos são doces e castanhos escuros. Uma das suas principais características são as orelhas compridas pendentes, com pêlo ondulado e enraizadas ao nível dos olhos. O pescoço é musculoso e termina num peito largo e espáduas descaídas.

Os membros são fortes e vigorosos, de boa ossatura, e os pés são bem almofadados. A cauda tem raiz baixa e pode ou não ser amputada.

O pêlo é de tamanho médio, exceptuando na cabeça, onde é curto. As orelhas, peito e abdómen são mais peludas. A pelagem é lisa ou ligeiramente ondulada e de textura macia.

Existem três variedades de cor no Cocker Spaniel Americano:

  • Preto – Cor preta uniforme que pode incluir pontos bronze. Tonalidades castanhas ou cor de fígado não são desejáveis. É permitida uma pequena mancha branca no peito.
  • Cor sólida – ASCOB – Qualquer outra cor sólida para além do preto. São aceites várias cores, desde o creme ao vermelho escuro, incluindo castanho e castanho com pontos bronze.
  • Parti-color – Duas ou mais cores sólidas, claramente separadas, uma das quais deve ser branca: preta e branca, vermelha e branca, castanha e branca e roãos. Qualquer combinação com pontos bronze é aceite.

Higiene 

Em virtude do seu comprimento, as orelhas estão bastantes vezes em contacto com o chão sujando-se mais que o normal. Recomenda-se a utilização diária de uma escova para manter as orelhas limpas. O pavilhão auricular deve ser mantido limpo para evitar o aparecimento de otites, tão comuns nesta raça devido à existência de mais pêlos no canal auditivo que noutras raças.

Esta raça larga muito pêlo e necessita de ser escovada todos os dias. A pelagem deve ser aparada frequentemente.

Saúde 

 O Cocker Spaniel Americano é uma raça saudável, mas devido à reprodução indiscriminada, existem hoje em dia mais problemas de saúde na raça do que antes 1940, quando foi catapultada para a ribalta.

Cataratas, glaucoma e problemas articulares são os principais problemas conhecidos no Cocker Spaniel Americano. Outros problemas com menor incidência são: alergia, seborreia, otites e problemas cardíacos.
http://www.arcadenoe.pt/raca/cocker_spaniel_americano/24

Nenhum comentário:

Postar um comentário