O seu próprio nome diz-nos a sua origem: Turquia. Mais concretamente a capital Turca, Angorá, cidade que actualmente chama-se Ancara. Em Angorá foi a primeira raça de gatos de pêlo comprido. Por isso esta raça foi muito utilizada para criar muitas das diferentes raças de pêlo comprido que existem actualmente.
Vamos falar então da pelagem do Angorá. É uma pelagem comprida, sedosa e muito suave. Não se chega a desenvolver completamente até o gato chegar aos dois anos de idade. A pata do gato Angorá em termos de cor tem as mesmas do que a de qualquer outro gato.
O gato Angorá Turco é de tamanho mediano. O seu corpo é atlético e musculoso. As suas extremidades são compridas e delgadas, ajudando a realçar a sensação de beleza. A sua cauda, comprida e grossa, vai-se estreitando até à ponta. A cauda tem muito pêlo (tal como as orelhas).
A raça Angorá é uma raça brincalhona, cheia de energia e curiosa. Mas, apesar de tudo, é uma raça razoavelmente tranquila. São muito carinhosos, sociáveis, carentes de companhia e afecto. Não suportam bem a solidão. Contudo, muito cuidado com os seus caprichos, pois tem um carácter forte e pode não reagir bem quando é contrariado.