Encontramos a origem desta raça na Tailândia e deve o  seu nome a Siam, antigo nome do país. Era uma raça um pouco exclusiva  pois não era permitido levá-la para fora do país. Foi graças aos  Ingleses que esta raça foi espalhada pelo mundo. Antigamente, o gato  Siamês era muito mais corpulento do que o actual. Pouco a pouco, foi-se  tornando um gato mais ágil e graças ao efeito do gene albino, foi  concentrando as cores mais escuras da pelagem até aos extremos como a  cauda, as patas e as orelhas.
Fisicamente, o Siamês é um gato mediano, com longas  patas que fazem-lhe uma silhueta esbelta. Tem uma cauda comprida e  delgada, mais estreita até à ponta. A sua cabeça também é alargada assim  como as suas orelhas amplas na base e pontiagudas. Tem os olhos azuis e  brilhantes, ligeiramente rasgados até ao nariz. A sua pelagem é curta e  suave.
A cor do seu corpo deve ser uniforme, excepto as  extremidades que são um pouco mais escuras (tal como foi comentado  anteriormente). Um dado curioso é que quando nascem, os gatinhos são de  cor creme e com o nariz completamente rosa. Geralmente nascem cinco  gatinhos, dois deles são fêmeas e os outros três são machos. Conforme a  idade, a cor da sua pelagem escurece. Existem quatro variedades de cor  da sua pelagem. As partes ou extremos mais escuros chamam-se pontos.
Assim distinguem-se da seguinte forma:
- Pontos chocolate: corpo cor de marfim e os pontos de cor chocolate com leite. Nariz e planta dos pés cor-de-rosa.
- Pontos cor de foca: Corpo de cor creme e os pontos de cor castanho intenso. Nariz e planta dos pés de cor preta.
- Pontos lilás: corpo de cor branco e com extremidades de cor cinzenta pérola.
- Pontos azuis: Corpo de cor branca azulado e pontos de cor cinzentos. Nariz e planta dos pés de cor de telha.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário