O  British Shorthair é uma das raças de gatos mais antigas da Europa. A  sua origem provém do cruzamento entre os gatos que chegaram a Bretanha  com os romanos e os gatos nativos da ilha, já à quase dois mil anos. Nos  finais do século XIX, criou-se a raça British Shorthair cruzando os  gatos das ruas mais bonitos.
O resultado é um gato maior com um corpo forte,  compacto e musculado, costas amplas (tal como o seu tórax e pescoço) e  uma cauda curta, apesar de proporcionada. As suas patas, curtas,  robustas e potentes, terminam em pés redondos.
Na sua ampla e redonda cabeça podemos ver um focinho  curto, recto e amplo e uns olhos grandes e redondos de cor cobre ou  laranja. A sua curta pelagem não está colada ao corpo e é mais densa e  sedosa do que a de um gato comum de pêlo curto. A cor mais conhecida da  pelagem dos British Shorthair é o azul (British Blue), apesar de também  poderem ter todas as cores uniformes, bicolores, tricolores e cor de  tigre.
O carácter desta raça é tranquilo e familiar. Não são  gatos que se afeiçoam com facilidade mas gostam da companhia dos donos.  Os seus antepassados eram excelentes caçadores e ainda hoje mantêm esse  instinto caçador.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário