Se estiver cuidando de um filhote ou recém-nascido, talvez seja necessário saber como alimentar o animalzinho por um tubo ou sonda. Isto é comum se o filhote for um órfão, ou se a mãe fez uma cesariana. Apesar de existirem outras formas de alimentar o filhote com a mão, esta geralmente é considerada a mais segura e eficiente.
Método 1 de 2: Montando o Tubo de Alimentação
1
Junte os itens. Você precisará de uma seringa de 12ml, um tubo macio de borracha e um cateter uretral de 40 cm, com um diâmetro de 5F, para cães pequenos, e 8F, para cães grandes. Estes serão os itens que você usará para criar o dispositivo de alimentação. Você também precisará de leite para filhotes, que contém leite de cabra, como o ESBILAC®.
[1]- Você pode adquirir um tubo de alimentação já montado no seu veterinário ou em sua pet store local.
Anúncio
2
Pese o filhote. Será necessário determinar o peso do filhote, para saber quanto de leite é necessário dar a ele. Coloque-o numa balança para determinar seu peso. Para cada 28 gramas do peso do animalzinho, dê a ele 1ml de leite.
3
Meça a quantidade correta de leite numa tigela que possa entrar no microondas. Adicione 1 ml extra só por prevenção. Você deve esquentar o leite, para que caia melhor no estômago do filhote. Coloque o leite no microondas por 5 a 10 segundos, para que a temperatura fique morna.
4
Use a seringa para coletar o leite. Colete-o até possuir a quantidade medida de leite, com 1 ml extra. O 1 ml extra será usado para garantir que o filhote não fique com bolhas de ar, que poderão causar inchaço ou dor.
- Depois que a seringa coletar todo o leite, pressione-a com cuidado, até que uma pequena gota saia. Ao fazer isto, você irá garantir que a seringa está funcionando corretamente.
5
Conecte o tubo de alimentação à seringa. Será necessário conectar a ponta do tubo de alimentação à ponta da seringa.
6
Meça o comprimento do tubo que você irá inserir na boca do filhote. Para fazer isto, coloque a ponta do tubo de borracha no lado da barriga do filhote, ou última costela, e meça até a ponta do focinho do animalzinho. Marque onde o tubo encostar no focinho dele, com algo que deixe a marca ali.
[2] Anúncio
Método 2 de 2: Alimentando o Filhote
1
Coloque o filhote numa mesa. Você deverá cobrir a mesa com uma toalha, caso espirre um pouco do leite. Coloque o filhote virado de barriga para baixo, com as patas frontais esticadas e as traseiras por baixo dele. Coloque uma gota da fórmula em seu punho para certificar-se que está morna e não quente demais.
2
Pegue a cabeça do filhote com sua mão. Segure-a firmemente entre seu polegar e indicador, com os dedos ficando nos cantos da boca dele. Incline levemente a cabeça dele para cima, para que você possa ver bem o que está fazendo. Segure a ponta do tubo na língua do filhote e deixe que ela sinta o gosto de uma gota de leite. Ao fazer isto, o esôfago estará mais forrado e pronto para a alimentação.
[3] 3
Insira o cateter lentamente, mas da maneira certa. Você não vai querer ir devagar demais, ou o filhote irá engasgar. Guie o tubo sobre a língua até a parte de trás da garganta. Você saberá que está fazendo certo quando ele começar a "engolir" o tubo. Se ele tossir ou engasgar, remova o tubo e tente novamente.
[4] 4
Coloque o tubo na boca do filhote. Pare de colocar o tubo mais adiante na garganta quando a parte marcada chegar na boca dele. Verifique se ele não está tossindo, chorando ou engasgando. Se não estiver, segure o tubo usando os dedos indicador e médio.
[5] 5
Alimente o filhote. Depois de segurar o tubo, pressione a seringa e alimente-o com 1 ml por vez. Para saber quando você deve deixá-lo ingerir entre os "ml", conte até 3 em sua cabeça pressionando lentamente a seringa. Depois dos 3 segundos, verifique se o leite está saindo pelo nariz do filhote. Se sim, tire o tubo, pois isto significa que o filhote está engasgando. Depois de verificar, pressione a seringa por mais 3 segundos.
- Segure a seringa de forma perpendicular ao filhote para um método mais eficiente de alimentação.
6
Remova o tubo. Quando todo o leite for alimentado, lentamente remova o tubo. Para fazer isto, puxe-o gentilmente enquanto ainda segura a cabeça do filhote. Depois que o tubo for removido, coloque seu mindinho na boca do filhote e deixe-o chupá-lo de 5 a 10 segundos. Isto garante que o filhote não vomite.
7
Ajude o filhote a defecar. Se possível, traga o filhote até a mãe dele. Ela irá lamber o ânus dele, ajudando-o a defecar. Se o filhote for órfão, use um algodão ou um paninho molhado para simular o lamber da mãe. Fazer isto é muito importante, pois defecar irá ajudar o filhote a remover quaisquer dejetos em seu intestino.
8
Verifique se ele possui gases ou inchaço. Para fazer isto, levante o animalzinho e apalpe a barriga. Se estiver muito rígido, ela possui gás ou inchaço. Neste caso, é necessário fazer com que ele arrote. Para fazer isto, levante-o e colocando sua palma na barriga dele e levantando-o. Massageie as costas dele para ajudar a eliminar os gases.
9
Repita este processo de alimentação a cada 2 horas pelos primeiros cinco dias. Depois destes cinco dias, alimente-o a cada 3 horas.
Anúncio
Dicas
- Se você estiver numa situação de emergência em que precisa alimentar filhotinhos, comprar um tubo de alimentação montado irá ajudar a acelerar o processo.
- Enquanto existem outros métodos de alimentação, este é o mais rápido e mais confiável.
Anúncio
Avisos
- Nunca force o tubo na garganta do filhote. Se estiver com dificuldades, significa que você está tentando colocar o tubo na traqueia, o que pode ser fatal. Retire o tubo e tente novamente.
- Se estiver usando o tuno para alimentar outro filhotinho, enxágue todas as partes do tubo antes de alimentar outro animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário