Os felinos estão sujeitos a doenças do trato respiratório que podem ser causados por bactérias, fungos, vírus ou processos alérgicos. Os dois vírus mais comuns nas doenças respiratórios que acometem os gatos são: Herpesvirus e o Calicivirus quando acomete os animais provocam sintomas parecidos.
A gripe do gato causado pelo Herpesvirus tem sintomas, como espirros, conjuntivite podendo apresentar úlcera na córnea, febre, falta de apetite, tosse, lesões na boca ou úlceras e pneumonia. Os filhotes são mais frequentemente acometidos, podendo vir a óbito ou ficar cegos em decorrência das lesões oculares. As úlceras na boca causam dor e impedem o animal de comer.
A transmissão acontece quando o gato doente entra em contato com os saudáveis, sendo o espirro a maior fonte de infecção. Os animais que se recuperam tornam-se portadores do vírus, podendo apresentar reincidência frequente, principalmente após períodos de estresse.
O controle da doença é feito com a desinfecção dos locais onde os animais vivem, evitando a densidade populacional e vacinando.
Fonte: www.becodaesperanca.org/vacinacao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário