Embora seja relativamente fácil dar banho em um cão de pequeno porte, levá-lo a um salão de beleza para animais pode ser estressante para o seu cãozinho, já que o barulho e os níveis de atividade podem assustá-lo. Optar por lavar o seu cãozinho em casa é bem mais fácil e, provavelmente, muito mais benéfico para os nervos do seu cão. Levar em conta que um cão pequeno é fácil de levantar e que apenas uma bacia, ou mesmo um tanque na área de serviço, é o suficiente para banhar o cãozinho, significa que os donos de cães pequenos não terão dificuldades para banhá-los no ambiente doméstico. Poupe o seu dinheiro e diminua o nível de ansiedade do seu cão lavando-o em casa.
Passos
1
Junte os materiais de que você vai precisar. Os itens estão listados abaixo em "Materiais Necessários".
- Se o seu cãozinho precisa ter os dentes escovados, tente escová-los durante o banho; para isso, tenha a escova de dentes pronta e verifique se ela está limpa.
- Se você quiser limpar as orelhas do seu cão, usar bolas de algodão é uma boa ideia.
Anúncio
2
Decida onde banhar o seu cãozinho. Ao contrário dos cães maiores, você não tem que se preocupar com dores nas costas ao levantar um cão de pequeno porte. Isso amplia as suas opções, e uma bacia, uma banheira ou um tanque são adequados para lavar um cão pequeno, desde que seja também adequado para a sua altura. Seja o que for que você usar, certifique-se de colocar um tapete de borracha ou uma toalha pequena no fundo. Isto irá evitar que o seu cão escorregue na superfície molhada, e vai ajudá-lo a se sentir mais confortável e seguro. Um cão de pequeno porte sentindo-se seguro terá menos medo durante o banho.
- É importante avaliar se o seu cão é capaz de se manter calmo ou obediente durante o banho. Se há alguma chance dele pular para longe de você, você deve optar por banhá-lo em uma banheira ou em uma bacia, em vez de arriscar uma queda do tanque.
- A área de banho deve ser quente e livre de correntes de ar. Se o banho for dado ao ar livre, faça-o apenas em dias quentes, para que o seu cão não tenha a chance de ficar resfriado.
- Outra opção é levar o seu cão com você direto para o chuveiro. Você vai ficar molhado(a) de qualquer maneira; este pode ser um método eficaz e causar menos bagunça.
3
Permita que o seu cão se acostume com a ideia de tomar banho. Se ele ainda for um filhote, todo o processo pode ser um pouco assustador, por isso vá devagar. Ajude o seu cão a associar a banheira ou tanque com coisas agradáveis, dirija-se a ele falando com uma voz suave e dê-lhe algumas guloseimas. Esteja pronto(a) para se esforçar muito em fazer do banho uma experiência positiva para o seu cão, pois isso vai valer a pena no futuro; o seu animal de estimação será um participante feliz, ao invés de medroso ou resistente.
- No começo, você pode incentivar o seu cãozinho a "conhecer" o local do banho colocando algumas guloseimas lá quando o mesmo estiver seco e encorajando-o a entrar e farejar o local. Se ele não conseguir entrar no tanque ou na banheira sem ajuda, ajude-o a entrar e fique ao lado dele para que ele se sinta seguro. Continue a recompensá-lo e elogiá-lo e, em seguida, esfregue-o com uma toalha. Aumente gradualmente o tempo gasto no banho seco, depois, comece a introduzir água, uma vez que ele esteja familiarizado com o local do banho. Durante este tempo, continue a dar guloseimas e fazer elogios.
4
Escove o pelo do seu cão antes do banho. Isto irá remover qualquer sujeira solta, fibras de tapetes e pelos emaranhados. Pelos emaranhados são muito mais difíceis de remover quando estão molhados. Se você tiver dificuldade em remover os pelos emaranhados, deixe que eles sejam cortados pela primeira vez por um tosador profissional; depois, escove o seu animal de estimação com mais frequência para evitar que o pelo fique muito embaraçado no futuro.
- Se você pretende lavar a cara do seu cãozinho, considere aplicar uma pomada nos olhos antes de colocá-lo no banho. Isso vai evitar que o sabão irrite os olhos do cão; esta medida é especialmente importante para raças com olhos salientes. A pomada deve ser recomendada apenas por um veterinário. Alternativamente, você pode colocar uma gota de óleo mineral nos olhos do seu cão.
- Evite que água ou shampoo entre nos ouvidos do seu cão. Um pequeno pedaço de algodão pode ser gentilmente enfiado em cada orelha para evitar que a água ou shampoo entre no ouvido interno, mas tome cuidado para não empurrar o algodão muito profundamente. Em caso de dúvida, simplesmente não use esse método.
5
Encha a banheira ou o tanque com água o suficiente para alcançar a altura do peito do seu cãozinho. Teste a temperatura da água antes de começar a molhar o pelo do seu cão. A água deve ficar morna. Mantenha a mão na água para garantir que a temperatura da mesma permaneça correta.
- O ideal é não ter muito barulho perto do local onde o seu cãozinho está tomando banho. Peça às crianças pequenas para ficarem longe ou quietas. Desligue o rádio ou a TV e remova todos os objetos do lado do tanque ou da banheira que possam cair e fazer muito barulho. Lembre-se de que os seus próprios movimentos devem ser calmos e cuidadosos.
6
Se você estiver usando o tanque com um anexo de pulverização na torneira, fica mais fácil de molhar o seu cão. No entanto, alguns pulverizadores emitem um som que afeta alguns cães, de modo que você pode preferir ter um jarro pequeno de plástico para derramar a água sobre ele.
- Ao invés de usar a mangueira de pulverização no rosto de seu cão, o seu cão vai ficar mais feliz em ter a cara limpa delicadamente com uma toalha molhada com água quente.
7
Use um shampoo especial para animais de estimação, em vez do seu próprio shampoo pessoal. Shampoos para animais têm em consideração que a pele de um cão tem um nível de pH diferente do que a pele humana. Há também shampoos que não ardem os olhos de um cão. Lembre-se, porém, que, assim como shampoos para seres humanos que não ardem os olhos, a espuma contém um agente entorpecente para os olhos, e por isso, a espuma do shampoo ainda pode danificá-los. Mantenha qualquer shampoo longe dos olhos do seu cão, tanto quanto possível. Dilua o shampoo e coloque-o em um frasco do tipo frasco de detergente de louça, para que você possa aplicar o shampoo onde você quiser.
- Consulte seu veterinário se o seu cão tem irritações de pele ou outras condições dermatológicas.
8
Cuide dos olhos e dos ouvidos; lave o seu cão completamente. Esfregue o shampoo sobre as costas, sob a barriga, nas pernas, na parte de cima da cabeça e na cauda. Esfregue delicadamente para espumar o shampoo, e massageie bem, certificando-se de que a espuma alcance a pele. Seu cão certamente ficará feliz com o toque carinhoso!
- Um condicionador especial para cães é uma boa ideia para os cães de pelos longos. Aplique o condicionador após enxaguar bem o shampoo e siga as instruções do frasco.
9
Enxágue completamente todo o shampoo do pelo do seu cão. Se você ainda puder ver bolhas de sabão no pelo, você vai precisar enxaguar mais algumas vezes. Qualquer resíduo de sabonete, shampoo ou condicionador deixado no cão vai atrair sujeira, fazendo com que o banho tenha sido inútil. Resíduos de sabão também podem irritar o seu cão e provocar coceira.
10
Use a hora do banho como uma oportunidade para fazer algumas outras rotinas de manutenção no seu cão:- Examine cuidadosamente o cão e procure por irritações na sua pele, pulgas e carrapatos, infecções de ouvido ou outras questões sanitárias.
- Pode ser útil cortar as unhas dele durante o banho. Lixas de unha de metal são boas para os cães nervosos, e você também pode usar uma lixa de unha operada por bateria para tornar o processo mais rápido. Às vezes, um tosador permite que você observe como ele trabalha, e você pode querer observar alguns detalhes antes de fazer tudo sozinho(a) pela primeira vez.
- Escove os dentes do seu cãozinho com uma escova de dentes e creme dental especial para cães.
11
Seque o cão em uma área sem correntes de ar. Deite-o sobre uma toalha e envolva-o em uma toalha de banho para absorver a maior parte da água. Troque as toalhas, se necessário, para continuar a secagem do seu pelo. Deixe ele secar ao ar depois de tê-lo secado o máximo possível com a toalha.
- Use algodão para secar completamente o interior das orelhas. Isto ajudará a prevenir uma possível infecção.
12
Se o seu cão tolerar, seque o seu pelo usando um secador de cabelo para que seque mais rapidamente. Só use um secador se este tiver as configurações necessárias para evitar queimar a pele do cão. Secadores de cabelo comuns podem facilmente esquentar demais e queimar a pele ou chamuscar o pelo do cão.
- Alguns tipos de pelo de cão ficam estáticos. Existem produtos que limitam isso, ajudando a manter o pelo liso e mais fácil de ser escovado.
- Lembre-se de que alguns cães nunca irão se acostumar com secador de cabelo, pois o barulho e o movimento do ar podem ser muito assustadores. Se assim for, você vai ter que contar apenas com uma toalha para secá-lo.
13
Converse com o seu cão e dê-lhe algo saboroso como recompensa por bom comportamento. Ele vai aprender rapidamente que tomar banho não é uma experiência assustadora. Não se surpreenda se o seu cão quiser correr ao redor da casa como um filhotinho e se esfregar em tudo para tentar secar o pelo. Esse comportamento é normal, mas se ele começar a se sujar, então tente distraí-lo com brinquedos ou jogos.
14
Deixe o pelo do seu cãozinho secar antes de tentar escovar ou penteá-lo. Tal como acontece com os seres humanos, escovar ou pentear é muito mais difícil quando o cabelo está molhado e pode danificar o cabelo. Além disso, puxando a pele desnecessariamente, você corre o risco de criar uma associação desagradável com o banho.
- Tosar ou escovar regularmente irá manter o pelo do cão saudável entre os banhos. Na verdade, você também pode dar um banho seco no seu cão escovando um shampoo seco através do pelo, uma vez ou outra.
Anúncio
Dicas
- Se você tem um cão com orelhas longas e flexíveis, como um beagle ou basset, não use sabão ou água em seus ouvidos. Você pode comprar em qualquer loja de animais, bolas de algodão especiais para limpeza de ouvido para cães.
- Uma coisa que pode fazer com que os cães parem de tremer é segurar as suas orelhas. Isso só deve ser feito quando você levar o cão de um local barulhento para um local mais sossegado.
- Se o cão tende a tremer, tente colocar uma das suas mãos sobre a parte de trás do pescoço dele durante o banho. Isto pode parar a tremedeira antes mesmo dela começar e irá manter você relativamente seco(a).
- Alguns cães pequenos preferem colocar suas patas dianteiras na borda do tanque ou da banheira, longe de você. Isto pode ajudar a manter o cão calmo, e desta posição, não é provável que ele possa saltar do tanque ou da banheira; portanto, deixe que ele fique nesta posição.
- É muito importante escovar o cão depois de cada banho para que o pelo não fique emaranhado ou com caspa. Sim, os cães podem ter caspa, então tome cuidado. É claro, espere até que a pele esteja seca.
- Além disso, você deve lembrar que a maioria dos cães tem medo que a água entre em seus focinhos. Para evitar que o cão fique com medo de receber água na sua cara, coloque a mão na frente do focinho dele e despeje água diretamente sobre o seu rosto para mostrar a eles que está tudo bem.
- Elogie sempre o seu cão. Converse com eles durante o banho também! Eles se sentirão confortados se você fizer isso.
Anúncio
Avisos
- Tenha cuidado para não deixar entrar água no focinho de um cão pequeno - eles podem se engasgar com muita facilidade. Tente cobrir o focinho com a palma da sua mão, ou, como mencionado anteriormente, use um pano em volta do rosto, em vez de espirrar ou derramar água sobre sua cabeça.
- Banhe o seu cão pequeno não mais do que uma vez por mês. O banho muitas vezes pode remover os óleos naturais e a impermeabilização do cão, e deixar a pele ressecada. É claro, se o seu veterinário aconselhar de outra forma, então siga os conselhos do veterinário.
- Não lave o seu cão com sabão/shampoo destinado para seres humanos. Eles podem danificar a pele do cão, tornando-a seca, formando flocos ou criando reações químicas. A pele humana e pele de um cão são diferentes.
- Use água morna. Se você não tiver outra opção além de usar água fria, use-a lentamente. O corpo de um cão não pode tolerar água muito fria. Se o seu cão for jovem, velho, pequeno ou tiver pouco pelo ou gordura, use água morna!
- Seque o seu cãozinho completamente e mantenha-o protegido, até que ele esteja completamente seco; cães de pequeno porte podem ser vulneráveis ao frio e ficar resfriados com bastante facilidade.
Materiais Necessários
- Toalhas para secar - uma toalha grande e algumas toalhas menores
- Shampoo para cães - use um shampoo formulado para cães, com um bom equilíbrio de pH; a pele de um cão tem um nível de pH diferente do que a pele humana, portanto, usar shampoo para ser humano é inadequado, uma vez que ele vai ressecar a pele do animal. Shampoos para cães estão disponíveis em lojas de animais, no veterinário ou em lojas online
- Condicionador para cães - isso pode ser usado após o shampoo, se você desejar; siga as instruções do frasco
- Esponja
- Pente ou escova
- Guloseimas (opcional, mas pode aliviar qualquer sofrimento)
- Creme dental e escova de dentes para cães (opcional)
- Bolas de algodão para limpeza de ouvido (opcional)
- Jarro pequeno ou balde para despejar água no cão (facilita o banho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário