- 2Encontre um bom local para o cercadinho. Um lugar onde a família frequenta várias vezes ao dia por períodos de tempo razoáveis é a melhor localização. A sala de estar, quarto ou corredor são as melhores escolhas porque há tráfego frequente. Seu porquinho-da-índia vai se sentir mais incluído na sua vida e você será capaz de interagir facilmente com ele sempre que passar pelo cercadinho. Só não coloque o cercadinho para fora, onde há muitos predadores, ou na garagem, porque a fumaça dos carros pode prejudicar ou até mesmo matar seu animal. Além disso, o local pode ser muito quente no verão.
- 3Adote dois ou mais porquinhos-da-índia para que eles não fiquem solitários. Eles precisam de companhia, porque são animais que vivem em grupos. Preferencialmente, adote animais do mesmo sexo. Mas fique atento, pois porquinhos-da-índia machos podem lutar entre si. As fêmeas são a sua melhor opção, apesar de poderem levar algum tempo para se socializarem. Entre em contato com um especialista para melhores informações. Passe algum tempo com seus porquinhos-da-índia todos os dias. Não há desculpa para manter um animal sociável sozinho. Ele ficará solitário e poderá entrar em depressão, mesmo que você gaste a maior quantidade de tempo com ele que conseguir. Deixá-lo preso e sozinho é uma forma de abuso animal.Anúncio
Método 2 de 4: Cuidando de seu Porquinho-da-índia
- 1Certifique-se de que haja água fresca para os porquinhos-da-índia em todos os momentos.
- Troque a água do bebedouro deles e limpe-o diariamente. Compre o tipo de bebedouro específico para porquinhos-da-índia ou coelhos e chinchilas, e o mantenha cheio.
- Certifique-se de limpar o bico com frequência para mantê-lo livre de feno e restos de ração que podem produzir bactérias nocivas e obstruir o fluxo de água.
- O bico do bebedouro pode ser limpo com um cotonete.
- O bebedouro pode ser limpo colocando arroz cru e um pouco de água e agitando-o. O arroz vai desincrustar quaisquer resíduos verdes (algas).
- Se a gaiola ficar ao sol durante uma parte do dia, isso pode contribuir para o acúmulo de algas no bebedouro. Nesse caso, cubra o bebedouro com um tecido opaco para evitar a formação de algas.
- Evite adicionar qualquer coisa à água como comprimidos de vitamina, pois eles se tornam ineficazes muito rapidamente. Além disso, como eles não têm um bom gosto, os porquinhos-da-índia provavelmente não beberão a água.
- 2Tenha feno de capim sempre disponível. Os porquinhos-da-índia são animais de pasto que precisam de algo para pastar ou seus aparelhos digestivos não funcionarão corretamente.
- O feno de alfafa só deve ser dado para bebês de 6 meses de idade ou mais jovens e fêmeas grávidas ou amamentando, pois ele tem uma grande quantidade de nutrientes extras que porquinhos-da-índia adultos saudáveis não requerem.
- Feno de capim deve ser dado aos porquinhos-da-índia com mais de 6 meses. Eles devem tê-lo no cercadinho o tempo todo.
- Falta de feno pode levar à má oclusão dentária, um desalinhamento dos dentes que pode exigir correção cirúrgica, e estase gastrointestinal, parando o trato digestivo e muitas vezes, levando à morte.
- 3Certifique-se de que os porquinhos-da-índia tenham vegetais frescos diariamente. Vegetais de folhas verdes devem compor cerca de 20% de sua dieta. Tenha cuidado com folhas mais claras, já que muitas delas podem causar problemas de estômago e diarreia. Pode ser útil obter uma lista com as frutas e vegetais que um porquinho-da-índia pode comer a partir de um site confiável ou de um veterinário local.
- A dieta do porquinho-da-índia deve incluir muitos vegetais ricos em vitamina C (pois o animal é incapaz de produzir sua própria vitamina C, o que pode levar a doenças).
- Vegetais bons para porquinhos-da-índia incluem chicórias, almeirão, cenouras, tomates frescos, pepino e pimentão. Se um porquinho-da-índia não parece disposto a comer os vegetais, tente cortá-los em fatias ou pequenos pedaços. Algumas frutas podem ser oferecidas em pequena quantidade como petiscos, mas morangos e pedaços de maçã só podem ser dados ocasionalmente, pois a acidez pode ser prejudicial para porquinhos-da-índia.
- Vegetais que devem ser evitados incluem repolho, alface americana (alface manteiga), rúcula, folhas vermelhas, brócolis, couve-flor, folhas de beterraba, batata e rabanetes.
- Cada porquinho-da-índia precisará de uma porção de cerca de uma xícara de vegetais por dia. Dividir essa porção em duas porções é uma boa ideia, pois os porquinhos-da-índia são animais de pasto que preferem comer ao longo do dia em vez de apenas uma grande refeição.[1][2]
- 4Use pellets com moderação na dieta de seu porquinho-da-índia. Porquinhos-da-índia saudáveis não precisam ser alimentados com pellets, o que é mais saudável e impedirá que se tornem obesos. Se eles estiverem acostumados a serem alimentados com pellets, você precisará acostumá-los a uma dieta mais saudável lentamente. Procure um veterinário para mais informações. Se eu porquinho estiver doente, alimente-o com pellets de boa qualidade. Ração à base de alfafa é boa para filhotes até 6 meses, e ração à base de capim é boa para porquinhos com mais de 6 meses. Verifique cuidadosamente a composição da ração.Anúncio
- Não use ração de coelho ou de outros animais - o teor de nutrientes não é o mesmo e pode ser prejudicial para o seu porquinho-da-índia!
- Alimente com ração que tenha apenas pellets, pois os tipos com sementes podem causar asfixia. Ração, feno, grama fresca não tratada (grama de trigo ou grama comum) e vegetais frescos são tudo que os porquinhos-da-índia precisam.
Método 3 de 4: Exercitando e Socializando seu Porquinho-da-índia
- 1Dê aos seus porquinhos-da-índia algum tempo durante o dia. Deixe-os soltos em um espaço delimitado, mas NÃO SE AFASTE DELES! Você pode fazer isso cercando uma área na sala (uma área com piso fácil de limpar) ou fora de casa, se não estiver muito quente ou frio. Certifique-se de que há bastante espaço nessa área de exercício para que eles possam correr e brincar. Esse exercício é fundamental para a felicidade de um porquinho-da-índia. Coloque alguns brinquedos e túneis na área de jogo. Não importa o quão seguro seu jardim seja, seu porquinho-da-índia deve SEMPRE estar supervisionado.
- 2Tenha vários brinquedos e acessórios. Você pode fazer seus próprios brinquedos de caixas, sacos de papel, embalagens de farinha de aveia, pastas e muito mais. Seja criativo. Acessórios de gaiola feitos de soft, como caminhas e tocas, são incríveis para porquinhos-da-índia!
- 3Interaja e se relacione com seu porquinho-da-índia várias vezes ao dia. Essa espécie é inerentemente social e vive em bandos / grupos na natureza. A manipulação frequente a cada dia é essencial para a felicidade de seu porquinho-da-índia. Abrace, carregue, acaricie e fale com seu porquinho tão frequentemente quanto conseguir e reserve bastante tempo para brincar com ele.Anúncio
- Em alguns países é ilegal comprar apenas um porquinho-da-índia. Portanto, você terá que comprá-los em pares. Ter companhia de outro da mesma espécie faz muito bem a esses animais.
- Os porquinhos-da-índia podem expressar sintomas parecidos com os de depressão (perda de apetite, inatividade, etc.), se eles não estiverem na companhia de outros.
- Porquinhos-da-índia são bastante espertos apesar do pequeno cérebro que possuem. Você pode ensiná-los a ficar de pé sobre suas pernas, girar, pular e muito mais!
Método 4 de 4: Mantendo seu Porquinho-da-índia Limpo e Saudável
- 1Limpe bem o cercadinho dos seus porquinhos-da-índia. Faça isso diariamente ou pelo menos uma vez a cada dois dias, removendo excrementos e quaisquer vegetais não consumidos no dia anterior, limpando o bebedouro e acrescentando feno. Reserve pelo menos dois dias da semana para fazer isso.
- 2Limpe o cercadinho completamente pelo menos uma vez por semana. A frequência de limpeza depende do tipo de forração utilizada e do número de porquinhos-da-índia que você tem.
- Remova todos os detritos, forros, cama, alimentos e brinquedos. Descarte ou limpe-os com vinagre ou um bactericida que não faça mal a porquinhos-da-índia. Não utilize produtos de limpeza projetados para seres humanos.
- Limpe o interior do cercadinho com vinagre bactericida adequado. É uma boa ideia deixar o cercadinho tomar ar por um tempo.
- Agora troque a forração. Muitas vezes, é útil colocar uma camada de jornal no fundo da forração para evitar as manchas de urina. O jornal não deve ser utilizado sozinho como forração e não deve ser facilmente acessado pelo animal, pois ele pode ingerir a tinta.
- Não use lascas de madeira ou serragem como forração. Também não use lascas de cedro ou pinho, pois ambos têm fenóis prejudiciais.
- Toalhas com uma camada de tecido macio também podem ser usadas como forração - basta sacudir os detritos, lavar e reutilizar. Tenha cuidado para que não haja fios soltos, pois os pés dos porquinhos-da-índia podem facilmente prender-se neles.
- Certifique-se de fornecer uma área para seu porquinho-da-índia dormir - você pode comprar tocas na maioria dos pet shops ou, alternativamente, fornecer pilhas de feno solto para que entrem nele. Caixas de papelão fazem tocas simples e baratas.
- 3Apare as unhas de seu porquinho-da-índia regularmente. Se elas forem escuras, coloque uma lanterna por baixo da unha para que você possa ver até onde deve cortar. Se você cortar muito perto do vaso, pode começar a sangrar. Use gelo ou pó específico para estancar o sangramento.
- Se você não estiver seguro quanto ao corte das unhas, então é uma boa ideia ir a um veterinário para cortá-las pela primeira vez - ele pode mostrar-lhe o que fazer. Tome cuidado para não cortar os dedos do bichinho!
- 4Dê banho no porquinho-da-índia a cada 3 ou 4 meses. Não lave com mais frequência do que isso para que a pele do animal não fique oleosa, o que não é bom para a sua pele sensível. Dê banho somente quando muito necessário.
- 5Atenção aos sinais de doença. Saiba quais sintomas procurar em um porquinho-da-índia doente.[3] Leve-o para um veterinário de exóticos experiente para o tratamento adequado. Sempre fique de olho mesmo na menor mudança, pois porquinhos-da-índia são extremamente bons em esconder sintomas de doença.
- Certifique-se de que todos os porquinhos-da-índia sejam tratados ao mesmo tempo, pois algumas doenças vão se espalhar para os seus companheiros de cercadinho.
- 6Verifique o órgão genital do macho de vez em quando, pois ele ter impactação. Você pode simplesmente massagear a área um pouco e, se alguns resíduos aparecerem, limpe cuidadosamente com um cotonete. Óleo mineral pode ser utilizado para facilitar a limpeza de resíduos nesta região.
- 7Não abrigue seus porquinhos-da-índia com coelhos nem permita que as duas espécies brinquem juntas. Os coelhos carregam naturalmente uma bactéria que pode deixar porquinhos-da-índia muito doentes, e os coelhos são animais maiores e mais fortes. Mesmo na brincadeira, um chute de um coelho poderia matar um porquinho-da-índia.
- 8Pese o seu porquinho-da-índia semanalmente para garantir que ele não esteja perdendo peso, um sintoma comum de doença ou problemas dentários. A variação de peso de até 55 g é normal, mas mais do que isso pode significar sérios problemas de saúde. Uma balança de cozinha digital funciona melhor para isso.Anúncio
Dicas
- Coloque-os no chão diariamente, de forma devidamente segura, para que eles possam se exercitar. Os porquinhos-da-índia gostam de correr. Esteja consciente de que eles podem roer cabos elétricos e não se esqueça de supervisiona-los de perto sempre que eles estiverem fora de sua gaiola.
- Porquinhos-da-índia precisam de uma área aconchegante para dormir onde eles se sintam seguros.
- Porquinhos-da-índia livres preferem comer e beber água em uma mesa baixa. Você também deve colocar algum pano para eles utilizarem como cama para dormir. Além disso, embora eles não tenham o hábito de morder os cabos elétricos, você deve manter todos os fios longe dos lugares onde eles ficam. AVISO: porquinhos-da-índia gostam de mastigar fios finos como os carregadores de celulares.
- Porquinhos-da-índia devem ter cercadinhos divertidos, com vários brinquedos e outros entretenimentos, como caminhas, túneis, brinquedos de morder, brinquedos de feno, etc. Imagine se você vivesse em uma casa com nada para fazer! Trate-os com carinho, amor e respeito!
- Compre uma tigela de material resistente e pesado para a alimentação do seu porquinho-da-índia, como potes de cerâmica. Ele pode roer um plástico em pedaços ou virar a tigela, se for muito leve. Pode ser que os mais sapecas possam derrubá-la de qualquer maneira, para conseguir comer todos os alimentos.
- Não coloque sua cobaia em uma roda de exercício ou ele irá quebrar suas costas.
- Os porquinhos-da-índia comerão suas próprias fezes. Isso é chamado de coprofagia e é bastante normal. Muitas vezes você pode observá-los chegar até sua parte traseira, mas não se assuste. Quando ingerem essas fezes especiais eles recebem nutrientes importantes das bactérias no seu intestino.
- Se seu porquinho-da-índia de repente pular, chacoalhando a cabeça, ele não está tendo uma convulsão. "Pipocar" pode tanto indicar felicidade quanto uma tentativa de liberar um excesso de energia, como um gato que subitamente começa a correr pela casa.
- Alguns porquinhos-da-índia podem lhe dar uma mordidinha exploratória, mas não se preocupe. Assim que descobrir que você não é feito de comida, ele irá parar.
- Trate-os com respeito e eles vão amá-lo! Eles são ótimos animais de estimação!
- Porquinhos-da-índia gostam de brinquedos, que podem ser comprados, dependendo de suas condições. Mas quanto mais simples, melhor. Canos vazios e largos, caixas de papelão e sacos de papel fazem brinquedos perfeitos que são sempre bem-vindos.
- Certifique-se de fornecer pelo menos um lugar macio para o seu porquinho-da-índia.
- Você pode ajudar a salvar porquinhos-da-índia olhando seu pet shop local. Veja se eles todos tem comida, água e não mostram sinais de doença. Se eles não tiverem esses itens ou parecerem doentes, alerte o gerente imediatamente. Se for o caso, denuncie!
- Porquinho- da-índia são animais muito sociáveis. Certifique-se de dar a eles muito amor e não seja duro ou impaciente se seu porquinho da índia foge de você.
- Não deixe porquinhos-da-índia de diferentes gêneros juntos. Gestações são sempre consideradas de risco. Só mantenha porquinhos de gêneros diferentes juntos se um deles tiver sido esterilizado/castrado.
- Forre a gaiola com papel de jornal para facilitar a limpeza.
- Não coloque porquinhos-da-índia em sua cama sem supervisão ou em outros lugares altos, pois eles podem cair e se machucar. Você também não deve derrubá-los (é claro!)
- Porquinhos-da-índia irão morder quando assustados, por isso, sempre tenha cuidado ou você poderá acabar sendo ferido.
- Procure não deixar seu porquinho-da-índia muito perto de outros animais maiores, como um cão ou um gato, como eles podem atacar subitamente o porquinho da índia, que é predado.
- Porquinhos-da-índia não irão comer tudo que você oferecer a eles.
- Sempre interaja bastante com eles, pois são animais sociáveis.
- Se você não tratar seu porquinho com respeito, ele não irá ser tão legal, mas, se você tratá-lo com respeito, ele certamente será.
- Dê muito cuidado e amor aos porquinhos-da-índia. Quando você os levar para casa, eles passarão a fazer parte de sua família.
- Algumas pessoas deixam que seus porquinhos andem livremente em suas casas. Eles tendem a permanecer em um quarto. Porquinhos-da-índia livres são mais felizes e mais robustos.
- É melhor deixar o porquinho livre se você for um adulto que vive sozinho. Esse estilo não seria adequado para uma família com crianças pequenas ou outros animais de estimação. Seu porquinho poderá correr sérios riscos!
- Apenas alimente porquinhos de seis meses ou menos com feno de alfafa.
- Ame e cuide de seu porquinho-da-índia.
- O preço dos porquinhos-da-índia varia de acordo com a espécie. Eles podem custar de 50 a mais de 150 reais cada. Dê prioridade à adoção. Cercadinhos de telas aramadas custam geralmente por volta de 100 reais.
- Algumas cobaias possuem uma roda para correr. Certifique-se de que ela seja grande o suficiente para o animal utilizar.
- Porquinhos-da-índia não devem correr em rodas para hamsters e ratos, pois eles podem acabar quebrando suas costas!
Avisos
- Se você notar que seu porquinho-da-índia possui crostas / secreção nos olhos ou nariz, isso pode significar que tem uma infecção do trato respiratório. Leve-o a um veterinário de confiança o mais rápido possível.
- Nunca use bolas ou rodas de exercício. Apesar de algumas serem comercializadas para porquinhos-da-índia, elas não são seguras e podem causar danos aos pés, dedos e coluna.
- Tenha cuidado caso você vá comprar um porquinho-da-índia em uma loja de animais, para que não compre um animal doente. Procure sintomas verificando o nariz, olhos e ouvidos.
- Os porquinhos-da-índia escondem sintomas de doença até que eles estejam muito doentes. Se um porquinho-da-índia apresentar sinais de doença, pode piorar ou até morrer muito rapidamente. Consulte um veterinário de exóticos o mais rápido possível!
- Tenha cuidado com os conselhos de qualquer empregado de pet shops. Poucos são treinados e informados sobre o que é melhor para porquinhos-da-índia.
- Não fique frustrado se eles se esconderem sempre que você se aproximar. Os porquinhos-da-índia precisam de algum tempo para se acostumar com você. É também uma questão de instinto e personalidade. Sendo animais predados, porquinhos-da-índia o verão primeiramente como uma ameaça e somente depois como um amigo. Alguns vão sempre resistir a serem pegos, enquanto outros se aproximarão com o tempo (especialmente se eles descobrirem que você é a fonte de alimento).
- Nunca deixe um porquinho-da-índia sozinho em lugares altos. Ele pode quebrar suas pernas ou dentes em uma queda.
- Não coloque vitamina C em gotas na água dele. Em vez disso, se a ração se seu porquinho-da-índia não contém vitamina C e você precisar suplementá-la para seu porquinho-da-índia, dê 2 gotas de vitamina C líquida direto na boca diariamente, com ajuda de uma pequena seringa sem agulha.
- Se você está dando-lhes capim, certifique-se de que não tenha produtos químicos. Também, quanto mais fresco, melhor!
- Não alimente os porquinhos-da-índia com batatas, cebolas, alho-poró, folhas de tomate, chocolate, milho, trigo, produtos lácteos, carne, cogumelos, junk food, álcool ou alface americana (alface manteiga).
- Forre seu colo com uma toalha ao segurá-los, assim você estará protegido caso eles façam xixi em você.
- Os porquinhos-da-índia são corredores rápidos e podem ser fugir de você uma vez que você deixá-los fora de seu cercadinho, então tome cuidado! Certifique-se de que o local seja bem cercado, para que eles não possam escapar ou ficar em perigo.
- Nunca use forração de serragem ou granulada, nem plástico ou qualquer outra coisa do tipo na gaiola, pois os porquinhos-da-índia vão roer e podem se sufocar nas peças mastigadas.
- Por favor, lembre-se de que há muitos porquinhos-da-índia precisando de um lar. Adote seus porquinhos-da-índia em vez de comprá-los e, por favor, não contribua para o problema reproduzindo seus porquinhos-da-índia.
- Limpe sempre a gaiola de seu bichinho a cada três dias se você usar uma cama de palha, pois ela pode conter vermes. Tome cuidado também para que não hajam fios afiados, que podem ferir os olhos dos porquinhos-da-índia.
- Certifique-se de limpar a gaiola do seu porquinho-da-índia com frequência.
- Evite guloseimas e brinquedos comercialmente produzidos. Muitos são insalubres para porquinhos-da-índia, portanto, alimente-os com guloseimas saudáveis como frutas ou cenouras, uma ou duas vezes por semana, em pequenas quantidades.
- Nunca coloque a gaiola do seu porquinho-da-índia de forma que ela receba luz solar direta ou no exterior de sua casa.
- Nunca machuque, chute, ou faça qualquer outra maldade com seu porquinho-da-índia, ou você irá pagar!
Coisas que você precisa
- Porquinho-da-índia
- Cercadinho de tamanho adequado
- Brinquedos e lugares param se esconder
- Toalhas
- Bebedouro
- Cortador de unhas
- Forração apropriada
- Tigela de comida
- Alimentos para uma alimentação adequada
- Feno de capim (recomendado)
- Escova
Nenhum comentário:
Postar um comentário