sábado, 21 de junho de 2014

Vizsla de Pêlo Cerdoso

 (outros nomes: Drötzörü Magyar Vizsla)

Vizsla de Pêlo Cerdoso
origem:Hungria
data de origem:1930
esperança de vida:12 a 14 anos
classificação:Cães de Tiro
altura:53 para 64 cm
peso:20 para 27 kg

História 

O Vizsla de Pêlo Cerdoso é uma raça que surge na década de 30 do século XX para responder à necessidade que os caçadores tinham de cães que trabalhassem melhor em temperaturas muito baixas, com pelagem que os protegesse das águas geladas ao irem buscar as presas.

Vasas Jozsef era criador de Vizslas e utilizou duas das suas melhores cadelas para cruzar com o Braco Alemão da excelente linhagem de Gresznarik Lazlo. Das crias resultantes, foram escolhidos o melhor macho e a melhor fêmea que em 1942 deram origem a Dia de Selle, a primeira Vizsla de Pêlo Cerdoso a ser exposta e considerada a "mãe" da raça. O corpo desta fêmea era muito semelhante ao do Vizsla, mas a cabeça era mais próxima da configuração da do Braco Alemão.

Existe quem defenda que o Vizsla de Pêlo Cerdoso resulta da criação irresponsável do Viszla de Pêlo Curto, mas essa teoria não está correcta. Improvável é também a utilização de outras raças no apuramento do Vizsla de Pêlo Cerdoso, tais como o Cão de St. Humberto ou o Setter Irlandês.

O Vizsla de Pêlo Cerdoso foi reconhecido oficialmente em 1966 como raça originária da Hungria. Esta raça não é muito popular, estima-se que existam perto de 3 mil exemplares na Europa e Estados Unidos da América.

Temperamento

O temperamento do Vizsla de Pêlo Cerdosos não difere muito do do Vizsla de Pêlo Curto. São cães enérgicos, óptimos cães de caça tanto a apontar para a presa como a ir recuperá-la em terra e em água.

São cães extrovertidos, leais e obedientes. São sensíveis a comandos mais duros ou correcções mais físicas.

O Vizsla de Pêlo Cerdoso necessita de bastante estímulo mental e físico. Um passeio diário de 1 hora ou uma corrida mais vigorosa de 30 minutos pode ser suficiente. Um Vizsla de Pêlo Cerdoso com falta de exercício rapidamente se torna destrutivo.

A socialização destes cães é importante tanto com pessoas como com animais. Não são os cães mais indicados para conviver com pequenos animais de outras espécies devido ao seu instinto de caçador.

Extremamente dedicados ao dono, o Vizsla é mais feliz quando está acompanhado. Possui um latido forte.

Descrição 

É um cão de porte médio de constituição atlética. A cabeça é esguia e o nariz comprido e afilado. As orelhas são compridas e pendentes com as extremidades arredondadas. Os olhos tem cor condizente com a da pelagem. O pescoço é forte e robusto e o peito tem o esterno proeminente. Os membros anteriores são verticais e fortes e os posteriores possuem boa musculatura. São admitidas todas as nuances de amarelo, sendo o castanho considerado defeito.

Saúde 

O Vizsla de Pêlo Cerdoso tem uma esperança média de vida de 12 a 14 anos.

As doenças que mais afectam a raça são a displasia da anca, taras oculares e adenites sebáceas.

O pêlo deste Vizsla necessitas de alguma manutenção, sobretudo na remoção dos pêlos mortos. Escove semanalmente com uma escova de dentes firmes. O Vizsla de Pêlo Cerdoso larga pêlo medianamente.


http://arcadenoe.sapo.pt/raca/vizsla_de_p_lo_cerdoso/267

Nenhum comentário:

Postar um comentário