domingo, 26 de outubro de 2014

Spitz Japonês

Spitz Japonês
origem:Japão
esperança de vida:15 anos
classificação:Raça Não Desportiva
altura:30 para 36 cm
peso:0 para 6 kg

História 

O Spitz Japonês é uma raça antiga cuja ascendência ainda hoje é questionada. Alguns autores acreditam ser partilhada com o Samoiedo Siberiano, enquanto outros apostam mais no cruzamento com o Spitz Alemão Branco e Lulu da Pomerânia. Foi seguramente uma raça muito apreciada pelas famílias japonesas como cão de companhia e de guarda.

Esta estirpe foi exibida pela primeira vez numa exposição em Tóquio, por volta de 1921, data a partir da qual, começaram a ser exportados alguns casais para o Canadá, Austrália e China. Só a seguir à Segunda Guerra Mundial é que o Kennel Clube Japonês estabeleceu o padrão desta raça.  

Descrição 

O Spitz Japonês é um animal com uma postura muito elegante, apesar de não ser muito alto (aproximadamente metade do tamanho do Samoiedo). Pesa cerca de 6 Kg.

Possui uma pelagem admirável e exuberante, que só é curta no focinho, orelhas e região abaixo dos jarretes.
O pêlo exterior é liso, branco puro, denso e solto; e o subpêlo é curto e denso. Na cabeça de tamanho médio, a testa é saliente e o chanfro bem definido. Os olhos são escuros, ligeiramente oblíquos, e o focinho é pontiagudo. As orelhas são triangulares e têm uma posição erecta. A sua restante constituição é ousada: o peito largo e profundo, os membros são musculosos e a cauda emplumada, de inserção alta, é mantida enrolada sobre o dorso.

Temperamento 

O Spitz Japonês é astuto, aprende depressa e é naturalmente um bom cão de guarda. Desenvolve uma relação dócil e dedicada com o seu dono e é um animal seguro para estar com as crianças. Aprecia as brincadeiras e os jogos e necessita de algum exercício físico, principalmente se viver em espaços menos amplos.Tal como outros membros da sua família, é desconfiado perante estranhos.

Observações 

Este animal tem uma esperança média de vida de 15 anos ou mais e não apresenta tendência para contrair quaisquer doenças típicas.

Dada a sua irrequieta forma de estar, necessita, em adulto, de praticar exercício físico regularmente.

A pelagem necessita obviamente de algum cuidado: convém escová-lo regularmente (por forma a eliminar os pêlos mortos e evitar o surgimento de “chocas”) e tosquiá-lo duas vezes por ano (Primavera e Outono).

Nenhum comentário:

Postar um comentário