domingo, 26 de outubro de 2014

Stabyhoun

Stabyhoun
origem:Holanda
esperança de vida:13 a 14 anos
classificação:Cães de Tiro
altura:0 para 50 cm
peso:14 para 20 kg

História 

O Stabyhoun é um cão de tiro que surgiu na Holanda, na província de Friesland, por volta de 1800, uma vez existem documentos e representações suas que datam desta altura. Alguns autores julgam que este cão surgiu do cruzamento entre Spaniels espanhóis e Drentse Partridge, ainda no século XVI, na altura em que a Holanda estava ainda ocupada pelos espanhóis. Apesar das dúvidas, as semelhanças físicas entre os Setters e os Spaniels são genericamente aceites e reconhecidas. Sabe-se que foi inicialmente utilizado na caça de raposas, patos, pombas e toupeiras, escavando, farejando e perseguindo as presas com uma agilidade notável. Foi também um útil cão de guarda nas quintas holandesas, qualidades que somadas lhe conferiram bastante popularidade na sua terra natal, onde é conhecido por "Bijke". Pensa-se que uma parte importante da sua história se desenrolou ao lado de agricultores menos abastados, apesar dos seus instintos para a caça.

No entanto, a raça só foi reconhecida em 1942 e, cinco anos depois, foi criado o primeiro clube da raça. Em 1940, a raça é reconhecida pelas entidades acreditadas na Holanda e começa a  ser visto no ringue de exposição. O Stabyhoun é reconhecido pela Federation Cynologique Internationale e é mencionado na listagem do Foundation Stock Service do Kennel Club americano. Actualmente, este clube supervisiona as políticas de criação desta raça de uma forma um pouco estrita, já que pretende salvaguardar os níveis óptimos de saúde das linhagens, bem como a sua história. Por isso mesmo, a raça é pouco conhecida a nível internacional, apesar da existência de clubes na Dinamarca, EUA, etc.

Descrição [ editar ]

Este é um cão de tamanho médio, cuja altura máxima pode atingir os 50 cm, e o seu peso oscila entre os 15 Kg e os 20Kg.

A sua pelagem é macia e comprida, bem lustrosa e as cores permitidas são o branco com marcas pretas, azuis, fígado ou laranja.

A cabeça é magra, afilando até ao nariz, o crânio é longo e o chanfro é ligeiramente definido. Os olhos são de tamanho médio, castanhos e as orelhas são em forma de “pá”. A sua figura rectangular revela uma construção robusta. O peito é mais largo que profundo e o dorso é recto e ligeiramente longo. As costelas são arqueadas e os membros são poderosos. A cauda de inserção baixa é longa, exuberante em pelagem e pende direita.

Temperamento 

O Stabyhoun é um cão de companhia agradável e um versátil desportista. Em casa, é afectuoso e relaciona-se muito bem com todos os membros da família, incluindo crianças, com as quais é muito paciente. Possui um temperamento estável, calmo e nada agressivo, e é obediente, pelo que é fácil de treinar.

Fora de casa, é muito activo, gosta da agitação dos jogos e brincadeiras e adapta-se a qualquer tarefa.

Na caça, é calmo e atento, sendo considerado um pointer e retrieving de primeira classe, já que é eficaz em terrenos acidentados e adora nadar.

Observações 

A esperança média de vida desta raça ronda os 13 e os 14 anos e actualmente é considerada saudável, apesar de no passado lhe ter sido diagnosticado, com alguma frequência, epilepsia.

Relativamente à manutenção do seu pêlo, deve haver uma escovagem regular e apenas mais frequente na altura da muda de pêlo (o que acontece duas vezes por ano). Convém verificar o interior das orelhas de vez em quando, para prevenir futuras infecções.

Como já foi referido, este é um cão altamente energético, pelo que é aconselhável que pratique exercício físico diariamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário