terça-feira, 21 de abril de 2015

Cotonete para limpeza de orelha

Cotonete para animais

cotonete-para-limpeza-de-orelha-de-animais

anatomia da orelha do cachorro - como limparO cotonete para limpeza de orelha de animais é rodeado de muito controvérsia a respeito do uso de cotonetes.
Como eu já disse em post anteriores no blog do Dr. Pet Love, o ideal seria que tivéssemos que limpar as orelhas o minimo possível, porém as vezes aparece uma cerinha, uma secreção e decidimos ajudar na limpeza.
Como médico veterinário devo informar que embora a forma do cotonete para pets nos induza a imaginar algo entrando fundo, girando e etc…. o melhor para o seu pet seria não fazer isso. Pois se girarmos ou entrarmos fundo no ouvido, além de termos riscos de machucar, atingir a região do tímpano e impactar (comprimir) a cera na região mais profunda do conduto auditivo, corremos o risco de causar um processo irritativo e inflamatório.
Desde o lançamento do cotton pet (cotonete para animais), fui um dos primeiros a recomendar aos meus pacientes, porem de uma forma diferente. O mais correto seria usar como uma pequena haste com algodão fofinho na ponta para retirar a sujidade usando a seguinte recomendação:
Cotonete para Pets - Cotton Pet  - 50 Unidades1)  Em caso de orelha caída  levante a orelha e com o auxilio de um ponto de luz identifique aonde existe cera ou secreção, somente tente retirar secreção até o ponto que você consegue enxergar, esqueça as mais profundas que você não consegue ver.
2) Com a haste do cotton pet, encoste na região onde o cerúmen vai ser retirado.
3) Segurando a orelha e deixando o mais aberta, faça um movimento no sentido de dentro pra fora empurrando a cera para contra a orelha até chegar a parte mais externa da orelha onde pode ser retirada com o próprio cotton pet ou com algodão. E repita o movimento até reduzir significativamente a quantidade de material a ser limpo ou retirado.
Pegou? Embora tenhamos aquela tentação em fazer movimento de fora para dentro e circulares, o correto é fazer exatamente o contrário, movimento de dentro pra fora e de forma uniforme sem círculos.
Como disse em outro post, se houver muita produção de cera, o ideal seria levar ao seu vet para um bom diagnostico e tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário