sábado, 6 de junho de 2015

Como Treinar um Coelho

O que é melhor do que viver com um companheiro adorável, o coelho? Viver com um coelho companheiro bem treinado, é claro. Coelhos são animais muito inteligentes e sociáveis e podem ser treinados com bastante facilidade dando-lhes incentivos. Infelizmente, muitos seres humanos não conseguem treinar seus coelhos, ou porque usam uma abordagem errada ou porque não passam tempo suficiente em treinamento. Quer construir um melhor relacionamento com o seu coelho? Veja como.

Passos

  1. Train a Rabbit Step 1.jpg
    1
    Entenda o que motiva o seu coelho. Ao contrário dos nossos amigos caninos, os coelhos não são naturalmente particularmente motivados para agradar o "coelho alfa." Isso significa que punições fortes, como palmadas ou gritar com um coelho, não vai o tornará mais cooperativo (muitas pessoas dizem que estes comportamentos são, na verdade, contraproducentes para o treinamento de cães, também). Coelhos, no entanto, são muito inteligentes e ansiosamente respondem a incentivos. Se você usar esses incentivos corretamente, a maioria dos coelhos vai responder em conformidade.
    Anúncio
  2. Train a Rabbit Step 2.jpg
    2
    Dedique bastante tempo para o treinamento. Para melhores resultados, você deve planejar dedicar, inicialmente, pelo menos 30 minutos e preferivelmente uma ou duas horas, todos os dias para treinar seu coelho. Pode parecer muito tempo, mas a longo prazo é bem proveitoso. Não se preocupe: você provavelmente só precisa fazer isso por uma semana ou duas. Na verdade, você pode começar a ver resultados no primeiro dia.
  3. Train a Rabbit Step 3.jpg
    3
    Use as guloseimas favoritas do seu coelho. Já que o treinamento é baseado em incentivos, você terá que encontrar um tratamento que proporcione o melhor incentivo possível. Se você não sabe o doce preferido do seu coelho, tente descobrir. Se você não tem certeza se um determinado alimento é seguro para o seu coelho, verifique com seu veterinário.
  4. Train a Rabbit Step 4.jpg
    4
    Coloque seu coelho em posição para o treinamento. Faça seu treinamento na área e na situação onde e quando você quer que o comportamento ocorra. Por exemplo, se você quer ensinar seu coelho a pular no seu colo quando chamado, primeiro coloque-o perto do sofá. Se você deseja treiná-lo para ir para sua casinha durante a noite, treine-o próximo à hora apropriada e certifique-se que sua casinha esteja posicionada onde ela normalmente fica.
  5. Train a Rabbit Step 5.jpg
    5
    Dê seu coelho o agrado imediatamente após ele/ela realizar o seu pedido. Se você quer ensinar seu coelho a vir quando chamado, comece seu treinamento colocando-o muito perto de você. Quando ele chegar ate você, dê-lhe a recompensa. Seja perseverante. Certifique-se de que seu companheiro sabe por que ele está recebendo um agrado. Use os mesmos comandos, como "Senta, (Nome do seu coelho)," ou "Pula, (Nome do seu coelho)," sempre, assim o seu coelho vai aprender a reconhecer os seus pedidos e associar aquelas palavras com a obtenção de um agrado.
  6. Train a Rabbit Step 6.jpg
    6
    Fique dando as guloseimas até que o seu coelho responda corretamente quase todas as vezes. Quando você estiver tentando ensinar um novo truque, não pegue leve nas recompensas. Você precisa ter certeza de que está condicionando completamente o seu coelho.
  7. Train a Rabbit Step 7.jpg
    7
    Aos poucos, vá parando de dar os doces. Assim que seu coelho tiver aprendido um truque, por exemplo, o nome dele, comece a dar recompensas com menos frequência. Dê sua recompensa uma vez e na outra não, ou dê-lhe uma guloseima apenas de vez em quando. Eventualmente, você pode não precisar de guloseimas. Com o tempo, recompense o seu coelho com carinho e brinquedos, e só use alimentos ocasionalmente para manter o comportamento forte.
  8. Train a Rabbit Step 8.jpg
    8
    Reforce o treinamento quando necessário. De tempos em tempos o seu coelho pode precisar reaprender uma habilidade. Ou seja, você pode precisar trazer os incentivos de volta. Não tenha medo de fazê-lo.
    Anúncio

Dicas

  • Embora deva ter o respeito do seu coelho para poder treiná-lo, você será mais bem sucedido se o seu coelho também se sentir amado e confortável. Nem todos os coelhos gostam de ser acariciados, mas alguns gostam tanto que acariciar pode ser um incentivo ainda melhor do que a comida. Passe bastante tempo acariciando seu coelho e atenda a todas as suas necessidades básicas, de modo que ele se sinta seguro e confortável em sua casa.
  • Respeite a independência do seu coelho. Embora você não possa deixar o seu coelho governar a casa, você deve evitar impor sua vontade sobre ele. Não faça, sem necessidade, com que ele tenha que fazer coisas que ele não quer fazer. Se ele gritar ou se remexer enquanto você estiver segurando-o, por exemplo, deixe-o ir. Não dê a seu coelho um motivo para se rebelar, ou, pior ainda, de considerar-lhe seu inimigo.
  • Não machuque o seu coelho.
  • Muitas pessoas sugerem usar sons de clique para reforçar a associação. Cada vez que você alimenta o coelho, emita um som para que o bichinho associe o clique com a alimentação. Então, quando você estiver treinando, um clique do dispositivo diz ao coelho uma guloseima está chegando. Tente emitir o som de clique assim que o comportamento desejado esteja acontecendo para que o animal saiba o que ele fez para ganhar a recompensa. Dê ao coelho uma guloseima ou algo mais que ele goste alguns segundos depois do clique a cada vez que você clicar, mesmo se o fizer acidentalmente. O coelho vai aprender que um clique significa uma guloseima e vai tentar ganhar cliques.
  • Certifique-se de que o seu coelho saiba quem está no comando. Provavelmente, o seu coelho vai querer governar a casa. Embora você não possa esperar o tipo de submissão que você teria de um cachorro, você deve ter o respeito do seu coelho - ele deve saber quem é o "coelho chefe". A forma mais comum que os coelhos usam para afirmar sua dominância é com uma mordiscada inapropriada: morder você pra tentar arrebanhar você ou fazer você sair do lugar onde você está sentado. Se isso acontecer, dê um guincho curto, fino e alto e ou coloque seu coelho no chão (se ele/ela pulou onde você está sentado), ou pegue ele/ela e tire do seu caminho (se o coelho já estiver no chão). Faça isso com firmeza, mas seja gentil. Você não quer machucar o seu coelho ou fazê-lo sentir medo; você simplesmente quer afirmar quem é quem está no comando. Se ele continuar o comportamento, coloque-o em sua casinha para um "intervalo".
  • Use o reforço positivo e negativo, quando necessário.
  • Converse com seu coelho de modo que ele possa conhecer a sua voz e desenvolver um vínculo mais forte com você. Lembre-se: coelhos amam companhia.
  • Seu coelho pode querer mostrar domínio beliscando você ou roçando na sua perna/braço. Se ela/ele fizer isso você deverá empurrar gentilmente a cabeça dele/dela no chão por 5 segundos.
  • Você tem que ser paciente com o seu coelho para que ele possa compreender você. Quando o seu coelho fizer o que você mandou dê-lhe uma recompensa e elogie-o.
Anúncio

Avisos

  • Não bata no seu coelho sob quaisquer circunstâncias, isso poderia resultar em uma lesão grave tanto para você quanto para seu amiguinho.
  • Nunca deixe de aliemntar um coelho para deixá-lo com fome para o treinamento - tenha sempre disponível feno fresco ou grama e água limpa.
  • Nunca repreenda, puna, grite ou até mesmo diga "não" para o coelho durante o treinamento. Isto é contraproducente e vai fazer o seu coelho fique mais rebelde e retraído.
  • Evite alimentar demais seu coelho durante as sessões de treinamento e evite o uso de guloseimas que não são saudáveis ​​para o seu coelho. Em particular, tenha cautela com guloseimas pré-fabricadas. Muitas destas não são saudáveis, especialmente em grandes quantidades.
  • Não espere que seu coelho faça o que você quiser sempre. Mesmo que o seu coelho seja perfeitamente treinado, ele ou ela pode não querer satisfazer o seu pedido de tempos em tempos. Não fique com raiva e não se preocupe achando que seu treinamento não funcionou. Enquanto o coelho responder como desejado na maioria das vezes, não se preocupe com as ocasiões em que ele não está sendo cooperativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário