sábado, 6 de junho de 2015

Otite externa nos gatos

Otite externa nos gatosA otite externa é a inflamação do conduto auditivo externo, que é a parte que se localiza entre o ouvido e o tímpano. Nalguns casos também se vê afetado no ouvido. É um transtorno frequência que afeta cães e gatos de todas as idades e raças. Os cães entre 5 e 8 anos e os gatos entre 1 e 2 anos são os afetados com mais frequência.
Os gatos que gostam de estar ao ar livre correm mais riscos de padecer doenças de ouvidos, pelo que é importante um controlo dos condutos auditivos externos periodicamente.
Durante o banho do animal também devemos prestar muita atenção, evitando a entrada de sabonete, água, champô ou soluções antiparasitas externas já que a entrada destas substâncias podem predispor a aparição de uma otite. Para prevenir que estas substâncias entrem no ouvido do gato, coloca um tampão de algodão mergulhado em vaselina liquida para obturar temporalmente o conduto.
Está demostrado que os casos de otite externa aumentam na primavera e verão, devido à maior temperatura e humidade no ambiente.
Como saber se o meu gato tem otite?
Sintoma de uma otite
• Sempre a sacudir a cabeça.
• Coça a zona afetada.
• Esfrega as orelhas.
• Inclinação da cabeça para o lado afetado.
• Presença de mau odor e perda de audição
Tratamento de uma otite
Como já vimos em várias ocasiões, a primeira coisa que devemos fazer quando o nosso gato estiver doente é levar o animal ao nosso veterinário. Ele se ocupará do nosso gato da melhor forma possível e fará tudo o que é necessário para acabar com a doença.
De todas as formas as soluções que o veterinário nos pode dar podem ir desde da extração do pêlo ou limpeza do ouvido com agentes ceruminolíticos até ao tratamento cirúrgico: Resseção lateral do canal auditivo, ablação da porção vertical ou ablação completa do mesmo. Utiliza-se em determinados casos para facilitar o tratamento: estreitamente grave por hiperplasia e se há tumores.
E lembra-te, quanto mais adiares o tratamento mais possibilidades teremos de agravar o problema. Daí a importância de marcar consultas regulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário