Dócil e simples, têm as características físicas próprias de um local quente. Sua pelagem é curta, tem pouco peso, longas patas e cauda anelada. Com porte médio, pode ter até 45 cm de altura na cernelha e cerca de 12 quilos. Eles gostam muito de legumes e verduras, que devem fazer parte de sua dieta. Sua expectativa de vida está entre os 10 e os 13 anos de idade.
Basenji significa “que veio do mato”. Descoberto pela exploração inglesa nos locais onde hoje está o Congo e o Sudão, o basenji tornou-se conhecido pelo ocidente no final do século 19. Antes disso, há registros da raça em tumbas de faraós egípcios e uma estátua de pedra retratando um basenji, o que nos faz crer que era um cão de estimação da elite egípcia por volta de 5000 AC. É muito provável que as raças terrier tenham um basenji como ancestral.
Ser limpo, não latir e não soltar pelos parecem qualidades divinas para se ter um cãozinho em casa, mas com o basenji não é tão fácil assim. Ele é um cão muito sensível aos seus instintos e precisa de muita atividade física, e com coleira. Apesar de não latir, seus uivos podem estranhar bastante. Se ele se sentir abandonado ou sozinho, é capaz de grandes estragos e muito barulho. Devem ser tratados com cuidado, pois tem excelente memória e não se esquecem se forem espancados ou maltratados. E embora sejam um pouco indiferentes a estranhos, é muito apegado e leal à sua família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário