segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Cane Corso

Cane Corso
Cane Corso

Origem: Itália

Tamanho: Grande


Área de criação: Grande


Temperamento: Equilibrado


Atividade física: Moderada


Visualizar índice completo


Utilização: guarda, defesa e polícia de faro.
Tamanho: 60 a 68 cm para machos; 60 a 64 cm para fêmeas. Com tolerância de 2 cm acima ou abaixo.
Peso: 45 a 50 quilos para machos e 40 a 45 quilos para fêmeas.
Aspectos gerais: porte médio-grande, de constituição robusta, mas elegante.
Apresenta forte musculatura, expressando força, agilidade e resistência. O corpo é mais longo do que alto.
Pelagem: curta, dura, com textura vítrea, brilhante, rija e densa, com subpelo leve, que se torna mais grosso no inverno, mas nunca aflorando por sobre o pelo. As cores podem ser preta, azul, castanho e castanho-claro, com listras bem marcadas em diferentes tons de castanho e cinza.
Longevidade: 10 a 12 anos.
Temperamento: inteligente, controlado, corajoso, fiel e aprende rápido.

O Cane Corso descende de um dos mais antigos Molossos Romanos, o Canis Pugnax. Historiadores afirmam que ele foi desenvolvido na antiga Itália, na época do Império Romano. Inicialmente era utilizado para funções de guarda de rebanho em fazendas e caça de animais de grande porte, como javalis e cervos. A história também o cita em lutas de arenas combatendo leões, touros e outros cães, e nas guerras.
Atualmente os cães da raça são utilizados para guarda e defesa e, na polícia, como rastreadores. O Cane Corso é inteligente e controlado, conseguindo discernir os amigos dos estranhos. Trata-se de um cão de fácil treino, corajoso e fiel. No Brasil, já existem bons criadores da raça.
Há algumas teorias quanto à denominação da raça, que teria se originado do grego “Kortos” e significa ‘recinto’ e que por sua vez deriva do latim Cohros, cujo significado é ‘guarda’. O fato é que o Cane Corso realmente tem instinto de proteção aguçado, seja de propriedade, rebanho e especialmente da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário