quarta-feira, 12 de março de 2014

Ridgeback Rhodesian (Rodesiano)

Ridgeback Rhodesian (Rodesiano)
História da raça
A história da raça começa no século 16, quando colonizadores europeus encontraram um cão domesticado junto às tribos africanas. Esse animal tinha como característica principal uma faixa de pêlos eriçados no dorso. Porém, durante 100 anos a imigração foi proibida, e ficava cada vez mais difícil encontrar um cão de caça. Daí o nome ridge, que significa "crista". Muitas raças foram trazidas pelos colonizadores para a África.
Os colonizadores precisavam de um animal resistente às mudanças bruscas de temperatura da região (muito quente de dia e gelada à noite) e à falta de água, e que tivesse pêlo curto para não ser "devorado" pelos carrapatos. Iniciou-se então o cruzamento das raças trazidas pelos colonizadores com o quase selvagem "ridge". A nova raça, o Ridgeback Rhodesian, conserva muitas das características do cão das tribos africanas.
Em 1875, um missionário iniciou uma viagem do sul da África até a Rodésia levando com ele dois cães "ridge". Na Rodésia, esses cães foram emprestados a um grande caçador, que notou um excelente instinto de caça no Ridgeback. Iniciou-se a criação da raça em grande escala na Rodésia (hoje Zimbabue), e a raça recebeu o nome daquele país.
Temperamento
O cão possui muitas características dos hounds. É calmo, controlado e late pouco. Muito inteligente, além do instinto de caça, possui um temperamento protetor, sempre alerta à presença de estranhos.
Adapta-se bem a temperaturas extremas. É um ótimo cão de companhia, convivendo muito bem com crianças pequenas.

Características
É um cão de porte grande. Tem o corpo musculoso e bem proporcionado. Sua cauda é longa e afilada, ligeiramente curva. As cores da pelagem variam do trigo-claro ao vermelho, sempre com a faixa de pêlos eriçados ("crista"), dos ombros até a anca. Os olhos tem a mesma cor da pelagem.

Agradecimentos:

www.rhodesian-ridgeback.nu
Webanimal
www.webanimal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário