quarta-feira, 12 de março de 2014

Saluki

Saluki
História da raça
Saluki
O Saluki (ou Galgo Persa) é uma das raças de caça mais antigas do mundo. Pinturas de Salukis foram encontradas nas tumbas dos Faraós Egipcios e Templos Assírios. Foram encontrados também muitos Salukis  mumificados nas tumbas com os Faraós.


Isto demonstra que a raça Saluki existe há aproximadamente 7.000 anos. O Saluki tem sido utilizado até hoje na caça de gazelas, coelhos, raposas, algumas aves e azeninos selvagens.

O estilo de caça utilizado é pela visão e corrida, pegam a caça e a trazem de volta ao caçador. São grandes corredores, chegando a atingir 80 km/h. Nos últimos 2.000 ou 3.000 anos, o Saluki costumava viver com as tribos nômades Beduínas. Eram considerados uma "dádiva de Allah" para as crianças. Costumavam permanecer na companhia de seus proprietários no interior das tendas, sendo considerados companhias especiais. Os Beduínos nunca vendiam um Saluki, apenas os ofereciam como um precioso presente. Historicamente, os Salukis não tem um país de origem, mas sim uma região de origem, sendo encontrados no Irã, Iraque, norte da Turquia, na península Arábica, Egito e norte da África.
Temperamento
Os Salukis são cães elegantes, aristocratas, com profundo caráter e personalidade. É desejoso de boas maneiras e muito amigo das crianças. Gostam de viver em contato com a família de seus proprietários.

É importante que os filhotes tenham bastante contato familiar, pois se forem criados solitários, tem tendência a tornarem-se tímidos com estranhos.
Quando bem socializados, sentem-se à vontade em qualquer lugar. São inteligentes , sensíveis e costumam entender suas ordens. Após ter passado a fase de filhote desajeitado, ele aprenderá a respeitar sua casa e mobílias, e poderá tornar-se um hóspede... Existe uma peculiaridade no cão adulto: não costumam comer alimentos dados por estranhos, nem na presença de pessoas.
Características
De linhas muito harmoniosas, com 51 à 78 cm de altura e pesando de 13 à 30 kg, tem cabeça longa e estreita, que se afina gradativamente em direção ao nariz. Com maxilares robustos, e olhos grandes e brilhantes que poderão ser castanhos tanto escuros quanto claros, denota expressão digna e doce. Suas orelhas são pendentes, e bem guarnecidas de pêlos sedosos. O pescoço elegante e flexível em cima um corpo muito alongado, com ombros oblíquos e musculosos; sua cauda nasce baixa e é mantida curvada. Com pêlo liso e sedoso, pode ser encontrado nas cores: branca, creme, dourada, fulva, vermelha, cinza-fogo, grisalhos (e vermelho, prata, dourado, preto, pardo), os pretos (preto e marron, tricolor de preto, marron e branco, branco e marron, e preto e prata), chocolate  e parti-colors (corpo creme e qualquer das cores acima distribuídas pelo corpo). Caracteriza-se por não possuir subpêlo, e não costuma ter odores, como algumas raças caninas. Caçador de gazelas na sua terra de origem, hoje é apreciado como guardião, e como simpático, asseado e sereno cão de companhia.
Agradecimentos:
Flávia Giorgetti - Médica Veterinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário