O bichano produz um ruído baixo e regular, trata-se do ronron, um mistério científico. Relaxando ou com dor eles utilizam esse som.
Também não se sabe se o som vem da garganta, nariz ou peito. Supõe-se que seria produzido pela passagem de ar nos brônquios, ou por certos vasos do coração. Outra lenda famosa é a de que gatos tem 7 vidas e ainda que o gato não é amigo do dono e sim da casa. Invenções provavelmente de quem só gosta de cachorro.
A oposição entre cães e gatos é criação humana. Eles não são inimigos naturais. Cães são animais gregários. Seus equivalentes selvagens, os lobos, vivem e caçam em grupo. Em situação doméstica, o cão tende a ver o dono como uma especie de chefe da matilha. Gatos, porém, são individualistas; a maioria dos felídeos caçam sozinhos, exceto o leão. os comandos, portanto, são diferentes: com o cão você manda, com o gato você pede.
☻Derrubando 7 Mitos:
Se 7 vidas eu tivesse, 7 vidas eu daria… – Tal lenda deve ter surgido por causa de suas habilidades especiais. Ágil e elástico, não é uma presa fácil. Grande senso de equilíbrio e gira o corpo no ar para não cair de costas. Mas não se engane: uma queda da janela pode ser fatal.
Gatos não precisam de cuidados – Embora mais independentes que os cães, precisam de alimentação regular, instalações limpas, visitas ao veterinário e muito carinho.
São cruéis – Falso. Agem pelo instinto.
Não aprendem nada – Com paciência, carinho e alguma técnica se ensina um gato a atender quando chamado.
Tem ou transmitem asma – Balela, asma não é transmitida por gato ou qualquer outro animal. Quem não está acostumado com o ronron imagina que o gato tem problemas respiratórios. Mas quem já tem asma. Mas quem já tem asma pode ter crises compartilhando ambientes com gatos. A substância que detona a crise está na saliva do gato.
Gostam da casa e não do dono – Gatos são afetivos e gostam dos donos. Há inclusive casos em que sofrem de ansiedade com a separaçao e até destroem a casa.
São inimigos dos cães – Cães não são predadores naturais dos gatos. Criados juntos, aprendem a viver socialmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário