quinta-feira, 28 de maio de 2015

Gatos American Curl

Gatos American CurlA história da raça de gatos American Curl não é tão notável como a de muitas outras. As origens destes gatos nem sequer provêm de seculos atrás. Mas embora a história desta raça não esteja cheia de aristocracia nem de cruzamentos especiais, na procura da raça perfeita, o “acidente” que levou à criação deste precioso gato é notável.
No ano 1981, um grupo de criadores de gatos Maine Coon encontrou uma gata de rua que apresentava uma caraterística bastante diferente do resto dos gatos conhecidos.
A gata tinha as orelhas curvadas para trás, pelo que chamou a atenção deste grupo, e pensaram que talvez seria um traço distinto de uma nova raça de gatos.
Desta forma levou-se a cabo o cruzamento entre a gatinha de rua com o nome Shulamith juntamente com animais da raça Maine Coon. Como resultado obteve-se a peculiar raça de gatos American Curl.
No entanto, foi apenas 10 anos depois disto que a raça foi aceite como tal e incluída nos livros de registos.
Traços
No que diz respeito às suas características físicas é impossível ignorar as orelhas. Uma das melhores formas de reconhecer esta raça de gato é pelas suas notáveis orelhas curvadas para trás.
Em aspetos gerais, a American Curl possui muitos dos traços do Maine Coon pelo que é um gato de tamanho medio e robusto. Aparentemente é um gato muito bonito e atém disso gracioso devido à forma das suas orelhas e dos tufos que saem delas.
Outra das características do seu corpo é a cauda, que é bastante larga. Além disso, em comparação com a sua pelagem é um pouco mais grossa.
A pelagem do American Curl apresenta duas variações: uma é a pelagem curta e a outra é média e comprida. Relativamente à cor da pelagem, esta apresenta sempre manchas em forma de riscas como as de um tigre.
Caráter
O caráter do American Curl torna-o ideal para estar em espaços pequenos. É um gato muito tranquilo e não requer muita atividade embora apresenta traços de ser brincalhão.
É inteligente e curioso, mas é bastante amigável pelo que não há problema em socializar com outras pessoas que entrem no ambiente ou inclusive animais.
Pelas suas caraterísticas tão tolerantes, é um gato excelente para a companhia. Desfruta do contacto e do carinho humano. Não possui traços de personalidade que o vinculem em ser um gato independente.
Cuidados
Em relação aos cuidados, não devemos negligenciar a sua alimentação. Recordemos que todos os gatos necessitam de água limpa e alimento constantemente.
Se o gato apresenta a pelagem curta, então é recomendável escová-lo duas ou três vezes por semana, sobretudo pelo aspeto da sua cauda que é muito mais volumosa.
Se for um gato com pelagem media comprida, então deve-se escovar a cada dois dias para evitar nós e a formação de bolas de pelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário