quinta-feira, 28 de maio de 2015

Gatos Himalaios

Gatos HimalaiosO nome desta raça provém da grande parecença que o seu padrão de cor apresenta com aquele do coelho Himalaio. Esta raça é o resultado de um cruzamento de gato siames com persa. Por isso, o gato himalaia é um gato colorido com o siamês, mas que tem os traços característicos da raça Persa. Esta combinação de traços dá-lhe um aspeto de elegância e distinção.
A origem da raça a encontramos a princípios dos anos 30 na Suécia, quando começaram os cruzamentos de persas e siameses. Ainda que o primeiro himalaio não surgiu até 1947 graças a uns programas de melhoria iniciados na Grã-Bretanha e Estados Unidos. Tratava-se de cruzamentos entre siameses de pêlo semi comprido e persas pretos e azuis.
Em 1955 a raça foi reconhecida em Inglaterra e dois anos depois também foi reconhecida nos Estados Unidos. Não foi até 1958 quando um Himalaio ganhou um primeiro prémio de melhor gato de pêlo comprido.
Traços
A rala Himalaia tem traços do Persa como a cabeça redonda, de aspeto maciço, sobre um pescoço curto e amplo. Também apresenta um focinho chato e amplo, umas orelhas pequenas e inclinadas para a frente e um corpo amplo e patas curtas.
As características que possui do siamês são as pontas coloridas e os olhos azuis. Para além disso, pode apresentar a maioria das cores do siamês: cinzento foca, azul ou lilás, todos eles manchados.
Caráter
É um gato companheiro, carinhoso, muito inteligente e cómodo. Não costuma miar e não requer muito espaço, pelo que é ideal para um apartamento ou como companheiro para as crianças. Disfruta da vida caseira ainda que é considerado um bom caçador.
Cuidados
Tens que prestar muita atenção à sua pelagem preciosa. Escova o seu pêlo diariamente com uma escova de metal; assim eliminarás os nós e o seu pêlo vai continuar forte e brilhante. Para além disso dá banho ao gato uma a duas vezes por mês. Com isto estaremos prevenindo um dos problemas mais frequentes nos gatos de pêlo comprido: as bolas de pêlo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário