quinta-feira, 28 de maio de 2015

Gatos balineses

Gatos balinesesO primeiro exemplar do gato balinês apareceu nos Estados Unidos a finais dos anos 40. O seu nascimento se atribui ao cruzamento de dois siameses portadores do gene de pêlo longo, provavelmente herdado de um antepassado Angorá. Outros especialistas asseguram que esta raça é o resultado direto do cruzamento entre Siamês e Angorá. Ambas as teorias explicam a sua complexidade e as suas cores no manto como a do siamês, e o seu pêlo longo e sedoso como os dos Angorá.
Pode ser que te surpreende que com esse nome esta raça nem provenha de Bali nem seja sequer exótica. A raça é originária dos Estados Unidos e o seu nome foi dado pelos seus primeiros criadores devido à aparência tão exótica destes gatos.
Traços
O balinês é um gato de corpo longo, dotado de uma boa musculatura. As suas extremidades são delgadas, e com as traseiras mais altas que as dianteiras. O seu pêlo é longo e fino como a seda. Tem a cabeça longa, com o crânio plano, o focinho estreito e as orelhas amplas e terminam em ponta.
Os seus olhos amendoados e a cauda longa e fina dão um aspecto muito distinguido e misterioso.
Carácter
O gato balinês é uma raça muito leal ao seu dono. Se receber muito carinho de um dos membros da família provavelmente vai mostrar indiferença aos outros todos. Disfruta muito do ar livre. É um gato expressivo, simpático, inteligente, sociável e bom para conviver.
Mas também é algo teimoso e egocêntrico, o que faz com que seja impossível conviver com outros membros da sua espécie, exceto em alguns casos muito isolados. Também destacam os seus movimentos ágeis. É um excelente trepador e escalador.
Cuidados
Um dos cuidados fundamentais para o gato balinês é a escovagem: pelo menos uma vez por semana. O seu pêlo tem tendência a formar nós. Na época da muda a escovagem deve ser feita uma vez por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário