quinta-feira, 28 de maio de 2015

Gatos Abissínios

Gatos AbissíniosAinda que a origem exata do Abissínio é desconhecido, crê-se que esta raça procede de Etiópia. Este gato é provavelmente um dos descendentes diretos do gato sagrado do Egito. É uma das raças mais antigas do gato doméstico. A variedade de pêlo longo do gato abissínio denomina somali.
A cria e a seleção da raça Abissínia a meados do século XIX com exemplares de gatos cuja pelagem é parecida com a das lebres, pelo que foram conhecidos inicialmente como “Bunny cats” antes de ser conhecido com o nome atual. A sua primeira apresentação em Inglaterra data de 1871.
Traços
Esta raça destacada pela sal figura estilizada. O corpo do abissínio é ágil e musculado devido à intensa atividade que lhe carateriza-se. As tuas extremidades são longas e delgadas enquanto que a sua cauda, de pelagem densa, vai-se afinando enquanto nos aproximamos da ponta.
Possui uma cabeça fina com um queixo firme. As suas orelhas, grandes e separadas, não são excessivamente pontiagudas mas que arredondam. Os olhos têm forma de amêndoa e podem existir exemplares com os olhos em cor verde, amarelo e castanho.
Carácter
O gato abissínio é dócil, carinhoso e tem uma energia incansável. Para além disso sente uma especial predileção pelas mais frágeis da casa. Muito ágil e de grande inteligência, adapta-se muito mal a uma vida sem liberdade, pelo que necessita de uma casa grande com acesso ao exterior. Em caso de não ser possível, se adaptamos a casa com acessórios em que podem descontrair e jogar também se sentirá feliz.
É uma raça tremendamente sociável, chegando a não suportar bem a solidão. Adora receber carícias e dá-se muito bem com outros animais até. É um gato muito curioso e brincalhão. A sua sociabilidade faz com que seja muito fácil brincar com ele.
Cuidados
Como é um gato muito ativo a sua alimentação deve dar-lhe toda a energia necessária. Em relação à sua pelagem, ao tê-la curta, bastará uma escovagem semanal para que o belo manto tabby seja brilhante e suave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário