quinta-feira, 21 de maio de 2015

Gatos Foldex

Raça de gatos FoldexA história da raça de gatos Foldex é muito recente. A sua origem remota ao ano 1992 no Canadá e surge do cruzamento entre as raças Exotic shorthair e Scottish Fold.
Se combinação dos genes destas duas raças nasce um gato de aspeto robusto, tamanho médio e muito boa musculatura. Além disso este gato destaca-se pelo seu bom caráter e pelas suas orelhas curtas e recolhidas.
Traços
Nos traços da raça Foldex destaca-se a sua cabeça média de forma redonda, as suas bochechas recheadas e o seu nariz curto. As suas proporções não são tão curtas como as do Exotic shorthair, mas também são tão longas como as do Scottish Fold.
Os seus olhos destacam-se por serem de forma muito redonda e por ter um olhar muito vivo. Também se destaca a variedade de cores que podem apresentar.
A pelagem do Foldex normalmente é curta e abundante. Além disso destaca-se a suavidade que este apresenta. De todas as formas também há exemplares de pelagem semi-longa e longa. Quanto às cores da pelagem aceita-se uma grande quantidade de tons e não se mostra nenhuma exclusão no seu padrão.
As orelhas são talvez o traço mais característico deste gato. Estas são de pequeno tamanho e encontram-se dobradas. O curioso destas é que os gatos desta raça nascem com as orelhas normais e ao chegar ao 1º mês de vida, estas começar a dobrar-se.
Caráter
O caráter do gato Foldex destaca-se por ser o de um gato muito curioso. Em geral os gatos são curiosos, mas este ainda é mais. São animais com muitíssima inteligência nas suas ações e que demonstram amabilidade e nobreza.
O gato Foldex é um gato brincalhão, sociável e carinhoso com o seu dono e a sua família.
Cuidados
Com os gatos desta raça há que ter especial cuidado na sua reprodução. Há que evitar ao máximo o acasalamento entre gatos da mesma raça, já que se podem apresentar problemas de malformações. O que se recomenda é usar um gato Foldex e outro de raça de orelhas normais.
As suas orelhas também requerem cuidados especiais de limpeza para evitar infeções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário