Histórico: Há muitas lendas e histórias, mas a mais defendida é a de que o Azul da Rússia é natural das Ilhas Arcangel, no norte da Rússia e era comercializado por marinheiros com destino à Inglaterra. Foi chamado de Gato de Arcangel, Foreing Blue e Gato Maltês. Talvez descendam do Gato Real dos Czares da Rússia e foram os favoritos da Rainha Vitória. Nascido do cruzamento de gatos da mesma raça, é uma espécie genuína que foi apurada ao longo de anos.
Comportamento: Elegante e companheiro, é um gato exótico de pêlo curto. É tão tranqüilo, dócil e silencioso, que fica difícil perceber quando uma fêmea está no cio. É calmo, tem um miado gracioso que o torna um encantador de corações.
Características físicas: Focinho em V, o formato dos cantos da boca lhe dá a expressão de um sorriso doce, orelhas pontudas e estreitas na base, recobertas por uma pele fina e quase transparente; a cor da pelagem varia do cinza ao azul, com pêlos densos, corpo longilíneo, pescoço fino e ligeiramente curvado. Excelente caçador, embora o comprimento das patas às vezes atrapalhe. O que o distingue de outras raças com características semelhantes é o manto triplo e a pelagem felpuda, unicamente azul com as pontas dos pêlos prateada, que lhe confere um aspecto brilhante e lustroso.
Cuidados e higiene: Ao contrário dos gatos “peludos”, esta raça perde pouco pêlo e não necessita de grandes especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário