quinta-feira, 28 de maio de 2015

Gatos Manx

Gatos ManxEsta raça recebe o nome em honra da Ilha de Man (no mar da Irlanda, a meio caminho entre a Irlanda e a Grã-Bretanha) de onde é originário. Existem várias lendas que narram como a raça Manx perdeu a sua cauda. De acordo com a lenda, Noé deixou cair a porta da arca na cauda do gato. Outra lenda diz que um cão a bordo dela a mordeu.
Ainda que a verdade sobre a perda da sua cauda é muito mais racional: uma mutação genética é a causa da cauda reduzida da raça Manx. É uma mutação em a que o gene dominante resulta na carência da cauda. Portanto, é a seleção natural a que gerou no nascimento destes gatos tão particulares.
Existem vários tipos de gatos Manx. Os Rumpy são os que estão totalmente privados da cauda, os Stumpy têm uma cauda muito pequeno, os Riser têm uma mini cauda que apenas pode perceber-se tocando-os, e os Longy sim têm cauda.
Traços
Já terás podido adivinhar que o seu principal traço é a ausência de cauda. Para além disso apresenta um corpo musculado, com um rabo arredondado e umas costas curtas. A altura das suas patas posteriores é maior do que a das anteriores. Possui umas garras finas e redondas.
O Manx tem uma cabeça redonda com bochechas prominentes, nariz amplo e um focinho firme sobre um pescoço curto e grosso. As orelhas são amplas, de base aberta e pontas arredondadas. Estão anguladas ligeiramente para fora. Os olhos são amplos, redondos e brilhantes.
A sua pelagem é curta e dula. Esta pelagem dupla faz com que dê a impressão de estar bem acolchoada e a qualidade desta é de muito maior importância que a cor.
Caráter
O Manx é um gato muito inteligente com um grande sentido de orientação e um caráter forte. Ainda assim é muito carinhoso, amigável e tolera a presença de outros animais. Para além disso é um caçador de roedores excelente.
É uma raça muito carinhosa que sempre procura a companhia do seu dono. É ágil e os seus movimentos são suaves e graciosos.
Cuidados
Existe uma taxa de mortalidade muito alta nas crias do Manx devido a dificuldades no desenvolvimento da coluna. Mas os que sobrevivem aos primeiros dias chegam a ser adultos fortes e sãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário