sábado, 9 de novembro de 2013

Komondor


Com pelo menos 70 cm de cernelha e pesando até 60 quilos, o forte e robusto Komondor é uma raça húngara, antiga e única. Sua origem é incerta, anterior à formação da Hungria, mas o mais provável é que ele era utilizado como pastor de ovelhas desde o século 9, acompanhando povos nômades da região. Seu padrão de raça foi definido em 1920, tem certa expressão na Europa, mas mesmo assim é um cão raro. Durante a II Guerra Mundial, chegou perto da extinção, com menos de 100 exemplares.
Sua característica marcante, além do tamanho, é o pelo encordado, felpudo, denso e sempre na cor branco marfim. Mesmo com o porte rústico, musculoso e forte, ainda assim é um cão ágil. São independentes e inteligentes, e não é um cachorro ideal para a cidade. Mesmo assim, pode ser criado até em apartamentos, mas necessita de muita atividade física e uma educação muito firme para que seja obediente. Com expectativa de vida até os 12 anos, ele é propenso à obesidade e também a alguns problemas de saúde como displasia coxo-femural, otites e dermatites e torção gástrica.
O komondor é também um cão de guarda inabalável, extremamente corajoso na defesa do território e dos seus. Desconfiadíssimo, autoritário e audacioso, ele é capaz até de atacar em silêncio. Mas ele não é necessariamente um monstro: em família, é um cão dócil e fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário