sábado, 9 de novembro de 2013

Pelado Peruano


O Cão Pelado Peruano é raro, até mesmo no próprio Peru. Pesquisadores dizem que ele descende de cães trazidos da China, outros já dizem que veio por meio das primeiras colonizações humanas, via Estreito de Bering. Ou seja, ninguém sabe muito bem de onde ele veio, mas está bastante presente na cultura local deste antes dos incas, por meio  de desenhos presentes em cerâmicas e utensílios das civilizações antigas que povoam os Andes.
Além da sua característica mais clara, que é a ausência de pelagem, nosso amigo do Peru também tem 3 tamanhos distintos, do porte pequeno ao grande. Ele também é meio banguelinha, pois é normal para a raça a falta de alguns dentes na arcada. Sua pelagem costuma variar entre vários tons de negro, passando pelos cinzar, marrons e até vermelho claro. Podem ser uniformes ou manchados. Às vezes, aparece uma rala pelagem no topo da cabeça, no rabinho e muito raramente sobre o dorso.
Os machos adultos podem medir de 40 a 65 cm, e de 8 a 25 kg respectivamente, conforme seu padrão. Suas orelhas não são grandes à toa: o formato permite que ele tenha uma audição excepcional até mesmo entre os cães, que já possuem esse sentido muito desenvolvido.
Esbelto e elegante, o cão pelado peruano é um cão atento e muito alerta, um guardião um tanto desconfiado com estranhos. Mas é muito afetuoso com sua família, fiel e nobre. Ele pede donos mais pacientes e experientes, pois pode ser teimoso e necessitar de treinamento adequado. A ausência de pelos denota também um cuidado muito maior com sua pele, que precisam de loções para não ressecá-la e evitar queimaduras de sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário