segunda-feira, 30 de junho de 2014

Cão Rafeiro


O amigo de todos nós... (outros nomes: Cão vadio)

Cão Rafeiro
origem:Todos
classificação:Rafeiro
altura:10 para 70 cm
peso:5 para 50 kg

Conceito de raça 

As raças, segundo o conceito actual, existem apenas desde o século XIX. Anteriormente também existiam cães de diferente aspecto e tamanho, sendo no entanto mais valorizado o aproveitamento prático do animal do que o aspecto estético. Posteriormente o aspecto começou a ser muito mais valorizado, e depois da primeira exposição mundial canina (que teve lugar em Inglaterra em 1859), começaram a aparecer os primeiros clubes de criação de cães.

São estes clubes que determinam o que é uma raça. Para ser reconhecida, uma raça nova precisa de percorrer um longo caminho, e os criadores têm de satisfazer algumas condições ao longo de várias gerações. Infelizmente, algumas das raças criadas pelo homem servem mais para satisfazer objectivos estéticos do que funcionais, o que acaba por fazer com que certas raças sofram de mal formações ou possuam características físicas exageradas que lhes provocam sofrimento.

Nos cruzamentos entre raças os extremos atenuam-se, o que significa que um cão rafeiro poderá ser um cão mais equilibrado. Poderemos dizer que cada raça é uma mistura e que em cada cão rafeiro está um cão de raça qualquer.

O que é na realidade? 

À partida esta parece ser uma pergunta de resposta fácil. Um cão rafeiro é simplesmente um cão que não pertence a nenhuma raça. Segue-se no entanto outra pergunta: o que é uma raça? Segundo os Biólogos, uma raça é o subgrupo de uma espécie que partilha sinais característicos e iguais. São estes sinais e caracteristicas que o distinguem de outros subgrupos da mesma espécie. Por exemplo, o Doberman e o Caniche pertencem a uma espécie, no entanto as suas características são tão marcadas que não temos qualquer dúvida a que raça pertence cada um deles. Se no entanto se cruzasse um exemplar do primeiro com um do segundo obteríamos cães completamente diferentes de qualquer um deles, e já não poderíamos falar de uma raça. E porquê?

Será que os cães rafeiros são melhores? 

Não se pode fazer uma afirmação destas com 100% de segurança. No entanto existe uma grande probabilidade do cão rafeiro ser forte, flexível no comportamento e ter uma forte capacidade de adaptação. Isto explica-se pelo facto de que quando existem cruzamentos se dá uma espécie de revitalização do sangue, que tem um efeito positivo dado que evita o cruzamento consanguíneo. Um cão rafeiro não é automaticamente saudável ou de bom carácter, mas as probabilidades de o ser são de facto grandes: assim o dita a sua variada herança genética. Mas não precisamos de dizer muito mais. Afinal todos os donos de rafeiros sabem que ter classe não tem nada a ver com a raça!

Comportamento 

Não se pode prever o comportamento de um cão rafeiro, mas se conhecermos a mãe e o pai, o comportamento vai -se aproximar mais do comportamento da mãe.


http://arcadenoe.sapo.pt/raca/c_o_rafeiro/159

Nenhum comentário:

Postar um comentário