sábado, 21 de junho de 2014

Segugio Italiano

Segugio Italiano
origem:Itália
esperança de vida:13 anos
classificação:Galgos e Sabujos
altura:48 para 58 cm
peso:17 para 28 kg

História 

A história do Segugio Italiano de Pêlo Forte perdeu-se um pouco na memória colectiva, mas sabe-se que deve remontar ao tempo em que o comércio com os Fenícios se havia instalado na costa do Mediterrâneo. Provavelmente, foram estes que trouxeram os cães asiáticos que se desenvolveram no continente europeu, dando origem a inúmeras raças, hoje muito prestigiadas no mundo da cinofilia. Também há quem desconfie da influência dos Molossos (cães de guerra utilizados pelos Romanos) na sua linhagem.

O período renascentista preservou grande parte dos vestígios históricos desta raça, altura em que gozava de grande prestígio, um pouco por todas as classes sociais. Pode ainda hoje ser visto no fresco do castelo Borso D’Este, que data de 1600, e no Museu de Nápoles e no Museu do Vaticano, nas estátuas “Diana cacciatrice” e “Diana scoccandro l’arco”, respectivamente.

Foi sempre utilizado como cão para a mais variada caça, dada a sua visão excepcional e faro apuradíssimo, por isso é, juntamente com a outra variedade de pêlo curto, considerado um ponto intermédio entre os cães de faro e os cães de visão. Protegido e desenvolvido no seio da alta nobreza, esta estirpe participou nas grandes caçadas de lebres e javalis, que contavam com a participação de cavalos requintados, trompetistas e outros músicos. Com o declínio da nobreza e a invenção das armas de fogo, a raça passou a desenvolveu-se de uma forma um pouco arbitrária, se bem que sempre ligada à caça.

O incremento da sua criação revelou-se mais sério durante o séc. XX, altura em que fundou a Societa Italiana Pro Segugio. Actualmente estes cães dedicam-se mais a caçar lebres e são bastante conhecidos na sua terra natal e no estrangeiro. São reconhecidos pela Federation Cynologique Internationale  e pelo Kennel Club britânico.
 

Descrição 

 O Segugio Italiano de Pêlo Forte mede entre os 53 e os 59 cm (machos) e entre os 48 e os 56 cm (fêmeas). O seu peso oscila entre os 18 e os 28 Kg.

A sua pelagem é áspera (excepto na cabeça, membros, orelhas e cauda) e o focinho possui uma pequena barba.

A sua cabeça apresenta uma forma de elipse alongada e o chanfro é muito pouco definido. Os olhos são grandes e luminosos e as orelhas são largas na base e trazidas caídas. O pescoço é ligeiramente arqueado, pouco musculoso, mas sem papadas. O peito é consideravelmente amplo e o dorso é recto e firme. O lombo é convexo e a garupa é considerada horizontal. Os membros são musculosos e as pernas são longas, mas têm um comprimento ligeiramente inferior ao comprimento das coxas. A cauda de inserção alta é alinhada com a garupa.

Temperamento 

Esta variedade de Segugio é normalmente associada ao seu familiar, Segugio de Pêlo Curto.
Sociável, afectuoso, calmo e gentil, é como normalmente se revela dentro de casa. São amigos pacientes das crianças, mas dada a sua robustez é aconselhável alguma supervisão. O ideal é que sejam habituados a estar na sua presença desde pequenos.

São ligeiramente teimosos, pelo que o treino nem sempre é fácil.

Necessitam de ser estimulados para os mais diversos jogos e brincadeiras, porque são cães extremamente activos que apreciam desafios. É rápido, extremamente resistente, capaz de estar horas seguidas a farejar e a perseguir caça.
 

Observações 

Este cão tem uma esperança média de vida que ronda os 13 anos de idade e é considerada bastante saudável.

A escovagem deve ser realizada semanalmente, altura em que se deve verificar o interior das orelhas por forma a prevenir infecções futuras.

Estes cães são muito exigentes em termos de exercício físico, principalmente se viverem em apartamentos. Adaptam-se a qualquer ambiente, mas vivem melhor em zonas rurais onde possam correr.

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/segugio_italiano/247

Nenhum comentário:

Postar um comentário