segunda-feira, 30 de junho de 2014

Fox Terrier de pêlo cerdoso


 (outros nomes: Wire Fox Terrier, Fox Terrier Pêlo de Arame )

Fox Terrier de pêlo cerdoso
origem:Grã-Bretanha
data de origem:século XIX
esperança de vida:13 a 15 anos
classificação:Terrier
altura:36 para 39 cm
peso:7 para 8 kg

História 

Considerada uma raça Britânica por excelência, a história do Fox Terrier de Pêlo Cerdoso apresenta mais dúvidas do que certezas. Algumas teorias são em relação à sua origem são:

  • A raça desenvolveu-se a partir de cruzamentos entre Dachshunds e Galgos Ingleses, e mais tarde Foxhounds e Beagles. Outros afirmam que a combinação é ligeiramente diferente: Old English Terrier, Black and Tan terriers de Inglaterra, Bull Terriers, Greyhounds e Beagles.
  • Outra linha de pensamento defende que o Fox Terrier de Pêlo Cerdoso evoluiu a partir do Fox Terrier de Pêlo Liso através de cruzamentos com fêmeas de pêlo cerdoso.
  • Talvez a teoria mais popular seja a de que esta raça tenha origem no terrier de pêlo cerdoso usado nas minas de carvão no País de Gales. Neste caso, o Fox Terrier de Pêlo Cerdoso teria ascendentes distintos do Fox Terrier de Pêlo Liso. Contudo, por serem considerados parentes, as duas raças foram mais tarde cruzadas na tentativa de aperfeiçoar a pelagem cerdosa. Talvez por esta razão, as raças tenham sido reconhecidas sob o mesmo nome, Fox Terrier, e apenas se tenham individualizado aos olhos do AKC em 1984.

Durante o século XIX, foi usado como exterminador de ratos, mas sobretudo como auxiliar do dono na caça à raposa. Devido à sua pequena estatura e energia, conseguia perseguir uma raposa pela sua toca, fazendo-a regressar à superfície onde o caçador podia terminar a caçada.

O Fox Terrier de Pêlo Cerdoso teve uma estreia tardia nas exposições caninas, surgindo na década de 70 do século XIX, 20 anos depois do Fox Terrier de Pêlo Liso. Mesmo assim, tornou-se rapidamente mais popular do que o seu primo. Os anos 30 do século XX foram a época áurea desta raça, mas a popularidade depressa se desvaneceu, apenas para ressurgir mais recentemente como uma raça inglesa tradicional. 

Temperamento 

Como todos os terriers, o Fox tem também um espírito valente e destemido. É um cão inteligente e alerta, sempre pronto para brincar. O Fox terrier de pêlo cerdoso é amigável, mas não é o cão ideal para conviver com crianças, uma vez que tem alguma tendência para morder. Não deve também ser a primeira escolha para idosos, devido à sua energia.

Dá-se bem com outros cães que tenham sido criados com ele. Seleccionado para caçar, o Fox Terrier tende a perseguir gatos e outros animais. Outra das suas especialidades é cavar.

É um bom cão de alerta, uma vez que estranha pessoas desconhecidas e é bastante vocal, por vezes demasiado.

O Fox Terrier de pêlo cerdoso gosta de estar com a família e detesta ser deixado sozinho ao ponto de se tornar destrutivo. Como são animais impulsivos que gostam de explorar, aproveitam todas as oportunidades para dar um passeio sem o dono. Por isso, nunca passeie um Fox Terrier solto e quando o deixar em casa, certifique-se de quem o cão não tem como fugir. A valentia do Fox Terrier leva-o a desafiar todo o tipo de cães, sobretudo os de porte maior, tornando-se perigoso soltá-lo em áreas com outros animais.

O Fox Terrier de pêlo cerdoso é um cão com uma personalidade vincada: é desafiador e um pouco teimoso, por isso é necessário que tenha uma educação rigorosa e uma socialização adequada. O treino não é difícil, sendo o mais complicado prender a tenção do animal.

Bastante activo em casa, o Fox Terrier dá um bom cão de apartamento, desde que a suas necessidades de exercício não sejam descuradas. Brincadeiras são uma boa forma de gastar energia, mas todos os cães necessitam de caminhar e o Fox Terrier de pêlo cerdoso não é excepção. Uma caminhada diária é o mínimo exigido por ele.

Aparência Geral

O Fox Terrier tem uma silhueta distinta, apresentando um crânio liso e um focinho a afunilar. Os olhos são pretos, bem como o nariz, mas cheios de vivacidade. As orelhas são pequenas e triangulares, pendendo para a frente. Já os maxilares são fortes que combinados com um peito é profundo e umas pernas musculosas, tornam o Fox Terrier num óptimo cão de caça. A cauda é de inserção alta e geralmente cortada.

O pêlo é denso, cerdoso e varia entre os 2 e os 4 cm, dependendo das zonas do corpo. A pelagem é predominantemente branca com manchas pretas e castanhas ou apenas castanhas.

Curiosidades 

Miluo, o cão de Tintim, dos livros "As Aventuras de Tintim", de Hergé, é um Fox Terrier de Pêlo Cerdoso.

Saúde e Higiene 

O Fox Terrier de Pêlo Cerdoso necessita de alguma manutenção da pelagem, sobretudo escovagens duas a três vezes por semana para evitar que o pêlo fique enriçado. São cães que largam pouco pêlo e por isso são indicados para pessoas com uma alergia fraca a animais.

Em termos de saúde, uma das maiores preocupações em exemplares brancos é a propensão para a surdez. Existem ainda algumas áreas que merecem uma atenção especial, como os olhos.


http://arcadenoe.sapo.pt/raca/fox_terrier_de_p_lo_cerdoso/315

Nenhum comentário:

Postar um comentário