segunda-feira, 30 de junho de 2014

Spaniel Alemão


Deutscher Wachtelhund
origem:Alemanha
esperança de vida:12 a 14 anos
classificação:Cães de Tiro
altura:45 para 54 cm
peso:18 para 25 kg

História 

 O Spaniel Alemão, ou (Deutscher Wachtelhund) surge em 1890, na Alemanha. Alguns autores consideram descende do antigo Stöber, um cão de caça que remonta ao século XVIII e que contribuiu para muitas raças Pointer alemãs. Na altura em que o Spaniel Alemão foi criado, não existiam muitos exemplares de Stöber, o que, em parte, permitiu também uma recuperação dos atributos daquela linhagem.

Em 1903, foi criado o Verein for Deutsche Wacthelhund, ou seja o clube oficial da raça que, nos anos seguintes, começou a estabelecer parâmetros e a testar as características dos cães. Em 1910, é definido o primeiro standard desta estirpe, tendo por base a avaliação de onze Spaniels Alemães (um por cada região e dois de Hannover). Este cão desempenhou várias tarefas nos mais distintos terreno de caça: nas florestas densas ajudou na caça a cordonizes e a perseguir raposas e lebres; na água revelou-se um excelente nadador e recuperou as aves abatidas. A sua pelagem permite-lhe ter uma boa performance nos cenários e condições climatéricas mais adversos.

Nos anos 70, este standard foi sofrendo alterações, altura em que se iniciaram as exportações para os EUA. No entanto, a sua criação no território americano nunca foi muito expressiva, daí que actualmente o número de exemplares desta espécie seja reduzido. Na Europa, esta é também uma raça algo rara, até porque a sua criação está condicionada à aprovação do clube alemão que controla de forma cuidadosa muitos aspectos daquele processo. Na Alemanha, esta raça só pode ser adquirida por caçadores profissionais, pelo que até no seu país natal a raça é pouco conhecida. Em 1996, esta raça foi reconhecida pelo United Kennel Club e beneficia ainda com o reconhecimento da Federation Cynologique Internationale.

Temperamento 

 Este cão atlético é muito versátil, cheio de energia e bastante resistente. Com o seu dono é gentil e obediente e revela-se um bom companheiro em qualquer actividade.

São animais muito corajosos e algo agressivos na caça, mas em casa, são afectuosos e gentis.
Estes cães necessitam de ser socializados durante o seu crescimento. É também aconselhável um treino consistente, o que não será tarefa difícil uma vez que são inteligentes e aprendem depressa.

Descrição 

Este é um cão de tamanho médio, cuja altura varia, nos machos, entre os 40 e os 50 cm, e nas fêmeas, entre os 40 e os 45 cm. O seu peso oscila entre os 20 e os 30 Kg.

A sua forte pelagem é lustrosa e ondulada e o subpêlo é muito denso. Na cauda e na zona posterior dos membros anteriores, é ligeiramente franjada. As cores permitidas são o ruão ou castanho.

A cabeça é bem delineada e o chanfro está suavemente definido. Os olhos são de tamanho médio, castanhos, inseridos obliquamente, e as orelhas de inserção alta, são largas na base, pendem atrás dos olhos e estão cobertas de pelagem comprida.

O seu corpo é mais comprido do que alto e é genericamente robusto. O pescoço é forte e o dorso é curto e firme. As costelas são bem arqueadas e o lombo é musculado. Os membros revelam também uma boa ossatura, com boas articulações e músculos definidos.
A cauda é de inserção alta e fica ligeiramente elevada quando em alerta.
 

Observações 

Esta raça tem uma esperança média de vida que oscila entre os 12 e 14 anos, e a sua criação é efectuada com um considerável controle por parte do Clube alemão que, a nível nacional, tutela a actividade no país, e, a nível internacional, supervisiona e certifica os Spaniels Alemães criados. Como tal, não existe uma taxa expressiva de displasia da anca, ao contrário de outras raças.
Este cão necessita de uma escovagem diária e, ocasionalmente, que lhe seja aparado o pêlo entre os dedos dos pés, por questões de higiene. Deve-se igualmente verificar o interior das orelhas com alguma frequência, por forma a precaver infecções futuras.
O Spaniel Alemão vive melhor dentro de casa, se bem que é tão versátil que se adapta a várias situações. A prática de exercício físico é, no entanto, muito importante para que não se torne irrequieto.
 


http://arcadenoe.sapo.pt/raca/deutscher_wachtelhund/252

Nenhum comentário:

Postar um comentário