Instinto pastor (outros nomes: Buhund Norueguês)
| 
 | 
História
É  uma das mais antigas raças de cães pastores nórdicos, com origem que  remonta aos anos 800. Ainda assim, a raça só foi reconhecida no século  XX. Quando os colonizadores do norte da Europa se fixaram  permanentemente em povoados que ficavam nos países escandinavos,  trouxeram consigo os seus cães, usados já há muitos séculos como  puxadores de trenós e pastores de renas. Durante a Idade Média, o Buhund  era já um cão muito popular e desde então não existem alterações  registadas ao nível da utilização e características. O nome vem da  palavra norueguesa “Bu” designa estábulo ou cabana de montanha.  Actualmente, a raça pode ser encontrada em vários países, sendo que  existem particularmente muitos exemplares na Inglaterra e Austrália.  Além de pastores de ovelhas e de gado, esta raça também toma conta de  aves domésticas como os patos, os perús e s faisões.
Temperamento
É  um cão inteligente, obediente, capaz de se adaptar a uma grande  variedade de tarefas, é um excelente cão de companhia para crianças. Bom  cão de guarda e alarme, sempre pronto para trabalhar com energia e  bravura. Os seus instintos de protector e pastor são intrínsecos, mesmo  que não receba treino nesse sentido. 
Descrição
A  raça exibe características típicas do Spitz de porte médio, como  acontece com muitas outras raças do norte da Europa. De tronco curto e  compacto, pelagem lisa, bem assente de orelhas pontiagudas e erectas e  cauda portada enrolada sobre o dorso. A cabeça é proporcional ao tronco,  cuneiforme, refinada, não muito pesada. O crânio é quase plano, o stop é  bem definido sem ser muito pronunciado. O focinho é relativamente  curto, afilando uniformemente em direcção à trufa. A trufa é preta, com a  cana nasal recta. Os lábios estão muito bem ajustados. Os dentes formam  uma mordedura em tesoura. Os olhos são o mais escuros possível, em  harmonia com a cor da pelagem. As orelhas são pontiagudas, com tamanho e  forma harmoniosa com a cabeça. De comprimento ligeiramente maior que a  largura na base. O pescoço é fino, relativamente curto, com bom porte. O  comprimento do tronco é igual à altura da cernelha. O dorso é recto e  forte. O peito é profundo com costelas bem arqueadas. O lombo é forte.  Relativamente aos membros anteriores, os ombros são moderadamente  angulados, os cotovelos são rentes ao tórax, com membros rectos e finos  mas com boa ossatura. Os patas têm um formato oval e compacto.  Relativamente aos membros posteriores, as patas são idênticas às  dianteiras, as coxas têm uma angulação moderada, poderosa, de boa  ossatura e bem musculada. A cauda é bem guarnecida, de inserção alta,  fortemente enrolada sem ser portada muito lateralmente.
Tipo de Pêlo
A  pelagem é dupla, com sub pêlo lanoso e macio, e pêlo ligeiramente  curto, grosso, áspero, porém liso. É mais longo no peito, pescoço,  ombros, parte de trás dos membros e na cauda. A cor é o amarelo palha,  preto, castanho avermelhado (não muito escuro) e sable-lobo (ou lupino).
Observações
É  apto para executar muitos trabalhos, que vão desde a guarda e defesa de  rebanhos ou mesmo de pessoas, assim como a caça de animais selvagens.
Também tem outro nome: Norsk Buhund.
Foi primeiramente seleccionado para trabalhos de quinta mas os seus instintos de pastor são tão fortes que ele até gosta de pastar galinhas!
Também tem outro nome: Norsk Buhund.
Foi primeiramente seleccionado para trabalhos de quinta mas os seus instintos de pastor são tão fortes que ele até gosta de pastar galinhas!
http://www.arcadenoe.pt/raca/norsk_buhund/149
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário