domingo, 20 de julho de 2014

Pastor Polaco das Planícies

Pastor Polaco das Planícies
origem:Polónia
esperança de vida:15 anos
classificação:Raça de Pastores
altura:40 para 52 cm
peso:14 para 16 kg

História 

Na sua terra conhecido por Polish Owczarek Nizinny ou PON, descende provavelmente do simpático Puli Húngaro, apesar de não se saber ao certo qual a sua origem. Crê-se que surgiu no século XVI, devido à necessidade de criar uma raça versátil e robusta, ágil e corajosa, que defendesse o rebanho e fosse adequado ao clima agreste polaco. Conta-se que em 1514, seis destes cães viajaram de barco até à Escócia, juntamente com o rebanho que tomavam conta. Uma vez chegados àquele país, foram cobiçados pelos naturais que, numa troca comercial, conseguiram ficar com um casal e uma fêmea. Há quem acredite que estes três pastores contribuíram para o futuro aparecimento do Bearded Collie.

No início do século XX, esta raça gozou do privilégio de ser adoptada pela Princesa Grocholska, que orgulhosamente a exibiu, pela primeira vez, numa exposição em 1924. Em 1930, inicia-se o programa de criação, através de dois dos seus exemplares - Mesdames Wanda e Rosa Zoltowskie - que aquando do despontar da II Guerra Mundial irá abrandar. A regularização do número de exemplares criados, só viria a ser conseguida após este conflito, pela mão da cirurgiã Dr. Danuta Hryniewicz. Diz-se que o seu cão (chamado Smokz Kordegardy), foi o pai desta raça. Desde então, o Pastor Polaco tem viajado pelo mundo e já é um participante habitual nas exposições europeias. Alemanha, Holanda, Bélgica e França são alguns dos países que adoptaram este animal, onde é essencialmente usado como cão de companhia. Em 1959, a FCI reconheceu esta raça que teve o seu standard aprovado no ano seguinte.
 

Temperamento 

Estes são um animais afectuosos, que gostam de agradar o dono, tornando-se por vezes um pouco dependentes deste.

Com as crianças, revelam-se afáveis, pacíficos, apesar de ser aconselhável que sejam habituados, durante o seu crescimento, a estarem na sua companhia. Perante estranhos, são animais reservados.

Naturalmente motivados para trabalhar e caracterizados pela sua postura irrequieta, estes cães são mais felizes se estiverem ocupados. Por isso, os jogos, as corridas e outros desafios são sempre bem vindos.
 

Descrição

Este é um cão de médio porte, cuja altura na cernelha varia nos machos entre os 43 e os 52 cm e nas fêmeas entre os 40 cm e os 46 cm. O peso oscila entre os 14 e os 16 Kg.

A sua pelagem felpuda é comprida e densa, dotada com um subpêlo macio. A sua coloração pode ser variada e com ou sem manchas. Na cabeça de tamanho médio, o focinho apresenta-se robusto e o chanfro bem definida. Os olhos ovalados são de tamanho médio e têm uma cor de avelã. As orelhas de inserção alta, são largas na base e encontram-se normalmente pendentes.
A sua silhueta rectangular faz adivinhar um corpo rígido e compacto. O pescoço é forte, sem papadas, e o dorso musculado. Os membros são igualmente robustos, sinal de uma boa estrutura óssea. Normalmente nascem sem cauda, caso contrário, esta é bem longa e com pelagem abundante.
 

Observações 

Esta raça tem uma esperança média de vida que pode atingir os 15 anos e não regista nenhuma propensão especial para contrair determinadas doenças.

São no entanto de referir alguns cuidados que se prendem com a manutenção do pêlo e com a prática de exercício físico. Relativamente ao primeiro, este cão deve ser escovado diariamente com uma escova e um pente de aço e, no que toca à segunda, a prática de exercício deve ser regular, não só porque este cão é naturalmente energético, mas também porque é naturalmente guloso, por isso há que ter cuidado!
http://www.arcadenoe.pt/raca/pastor_polaco_das_plan_cies/240

Nenhum comentário:

Postar um comentário