quinta-feira, 5 de março de 2015

Chocolate é um veneno para os cães e pode matá-los.

Esclareço-lhes que não se trata de uma tradução ao pé da letra, visto que eu procurei reescrever o artigo de maneira mais compreensível aos brasileiros e eliminei os comentários que, a meu ver, são desnecessários ao entendimento da questão.

Sugiro que vocês não forneçam aos seus cães nenhuma quantidade de nenhum chocolate fabricado para humanos, pois a mesma quantidade de chocolate que não matar um cão poderá matar outro (cada organismo canino é único).

Antes da existência deste site, eu publiquei a mencionada tradução:
• na comunidade CÃES – SAÚDE E OUTROS ASSUNTOS (orkut), de minha propriedade;
• no Fórum Cãozinho Legal, do qual eu sou co-administradora, e
• num outro fórum sobre cães (não sou mais usuária do aludido fórum).

Atenção: a tradução abaixo publicada é de minha autoria e, portanto, de minha propriedade; assim sendo, eu desautorizo sua transcrição parcial ou total em qualquer meio de comunicação eletrônico (sites, fóruns, comunidades, blogs, etc.) ou impresso (jornais, revistas, apostilas, panfletos, etc.), desautorizo sua utilização para quaisquer fins pecuniários e autorizo sua impressão exclusivamente para uso particular
.

Fraternalmente,

Leninha Matias – 19/11/2008.



Artigo: ''
UN VENENO DESCONOCIDO PARA LOS DUEÑOS DE PERROS: EL CHOCOLATE.''
Fonte (artigo original, em espanhol): clicar aqui.



UM VENENO DESCONHECIDO PARA OS DONOS DE CÃES: O CHOCOLATE.

Uma substância chamada teobromina, que está na composição do chocolate (não importa qual seja o tipo de chocolate), provoca intoxicação nos cães e pode chegar a ter conseqüências mortais.

Antes de apresentar os sintomas característicos do envenenamento por teobromina, o animal intoxicado pode demorar horas e até dias, e o maior problema está em que o dono não relacionará o chocolate, ingerido alguns dias atrás, aos sinais clínicos que o seu cão estiver apresentando. Felizmente, os sinais são bastante típicos e é provável que o seu veterinário saiba identificá-los, desde que você seja sincero e diga quais guloseimas deu ao seu cão.
SINTOMAS ESPECÍFICOS DA INTOXICAÇÃO POR TEOBROMINA:
vômito, diarréia, incontinência urinária, aumento do ritmo cardíaco e respiratório, hiperexcitação e hiperatividade, tremores musculares, espasmos, perda de consciência (estado semicomatoso ou coma profundo).

Pode ocorrer a intoxicação aguda (por ingestão excessiva de chocolate, ao mesmo tempo) ou a intoxicação crônica (esta acontece com os cães que ingerem pequenas quantidades de chocolate, de vez em quando). Não existe nenhum antídoto específico para a intoxicação causada pela teobromina.

Cem miligramas (100mg) de teobromina por quilo de peso corporal são suficientes para causar uma intoxicação grave num cão, e podem comprometer sua vida, seriamente.

Os diferentes tipos de chocolate contêm diferentes quantidades de teobromina. Por exemplo, o chocolate ao leite contém menos teobromina do que o chocolate para cobertura de tortas.

Na prática, um dachshund de 10 quilos de peso corporal apresentou sinais de intoxicação grave logo depois de ingerir apenas 2 quadrados de chocolate ao leite.
MUITO IMPORTANTE: sempre que houver suspeita de que um cão ingeriu chocolate, deve-se levá-lo imediatamente a uma clínica veterinária, a fim de que ele seja submetido a um tratamento adequado e seja eliminada a teobromina de seu organismo, o mais rapidamente possível.

Photobucket

É recomendável, então, seguir algumas regras para evitar um mal desnecessário:
 nunca deixar chocolate ao alcance dos cães; explicar a todos os membros da família que o chocolate é venenoso para os cães; se percebermos que o cão ingeriu chocolate, lembrar que é preferível levá-lo ao veterinário a tempo do que deixá-lo sofrer as conseqüências.



ATENÇÃO: a tradução acima publicada é de minha autoria (Leninha Matias) e, portanto, de minha propriedade; assim sendo, eu desautorizo sua transcrição parcial ou total em qualquer meio de comunicação eletrônico (sites, fóruns, comunidades, blogs, etc.) ou impresso (jornais, revistas, apostilas, panfletos, etc.), desautorizo sua utilização para quaisquer fins pecuniários e autorizo sua impressão exclusivamente para uso particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário