O seu nome deriva da província Francesa de que é originário: Le Perche. Os Percheron que conhecemos actualmente diferem um pouco do original, devido a cruzamentos que foram produzidos na Idade Média, com cavalos de raça pura Árabe, procurando melhorar a sua agilidade.
O uso deste cavalo foi principalmente de tiro, transportando cavaleiros armados durante a batalha das Cruzadas, ou como animais de carga de correio pesado ao serviço dos mensageiros Franceses no século XIX. Actualmente, segue-se utilizando o Percheron como animal de tracção em algumas competições como também como um cavalo de corrida. Alias, na Espanha é utilizado nas touradas, como companheiro do toureiro.
Passamos a mostrar como é o físico desta raça de cavalos. O cavalo Percheron é um animal muito grande, apesar de não parecerem mas possui um corpo muito compacto e equilibrado. Ele até pode chegar a pesar até 1200 kg. O comprimento deste animal ronda os 165 cm. As patas posteriores são amplas e musculadas enquanto as traseiras, apesar de um pouco mais curtas, são extremamente fortes.
Pela sua força e resistência, utiliza-se o Percheron como um animal de tracção pela sua docilidade e pela rapidez dos movimentos que possui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário