quarta-feira, 30 de julho de 2014

Australian Stumpy Tail Cattle Dog

Australian Stumpy Tail Cattle Dog
origem:Austrália
classificação:Boieiros
altura:43 para 51 cm
peso:16 para 23 kg

História 

O Boeiro Australiano de cauda curta é originário, tal como o nome indica, da Austrália, onde foi desenvolvido no século XIX para guiar gado.

Há duas teorias sobre o aparecimento desta raça. Uma defende que tanto o Australian Stumpy Tail Cattle Dog como o Boieiro Australiano têm a mesma ascendência: os cães conhecidos como Hall's Heelers. Thomas Simpson Hall tinha uma matilha de cães por volta de 1830. Eram o resultado do cruzamento entre Smithfields, cães pastores ingleses semelhantes aos Collies, e o Dingo Australiano. Mais tarde, no século XIX, os cães deste tipo acabariam por divergir em duas raças, sendo uma delas o Australian Stumpy Tail Cattle Dog. A selecção de cães com a cauda naturalmente curta acabou por fixar esta característica na raça.

Outra teoria diz que o pastor Timmins de Bathurst, New South Wales, cruzou cães Smithfield com o Dingo, produzindo um tipo de cão de trabalho chamado Timmins Biters. Os cães eram bons trabalhadores, mas mostraram ser demasiado duros com o gado. Foi então introduzido sangue do Collie de pêlo liso que fixou as características de um excelente cão de trabalho. Os  Smithfields deram ao Australian Stumpy Tail Cattle Dog a cauda naturalmente curta, o Dingo trouxe a cor vermelha e adaptação ao clima rigoroso do interior australiano. A cor azul veio o Collie merle, que tambéme era conhecido como Coolie Alemão.

Os “Stumpy Tails” eram geralmente criados em zonas rurais da Austrália e apenas um pequeno número era registado. Em 2001, a raça adquiriu o nome pelo qual é reconhecida hoje em dia. Em 2005 foi aceite provisóriamente pela FCI.

Temperamento 

O Stumpy possui uma aptidão natural para trabalhar e controlar o gado. É um cão leal e corajoso.

Sempre alerta, vigilante e obediente, é um cão de trabalho por excelência.

É desconfiado em relação a estranhos e necessita de uma boa socialização desde o início. Apesar da sua vertente de trabalho deve ser capaz de ser manuseado em shows pelos juízes, à partida desconhecidos para o cão.

É uma rara pouco conhecida e relativamente rara. Mas há animais que praticam agility, obediência, flyball e pastoreio.

Não é um cão de cidade nem de apartamento.

Aparência 

O Stumpy Tail é um cão de trabalho bem proporcionado, quadrado com uma mordida forte, uma aparência rústica e susbtância suficiente para que pareça ser capaz de aguentar o trabalho exigente e clima rigoroso ao qual é sujeito.

Os machos devem medir entre 46 e 51cm e as fêmeas entre 43 e 48 cm.

A cabeça é larga entre as orelhas e achatada. O stop é pouco pronunciado, mas visível. O nariz é preto independentemente da cor do cão. Os olhos são ovais e castanhos escuros. As orelhas são moderadamente pequenas, espetadas e quase pontiagudas.

A cauda não é cortada, de tamanho natural não excedendo os 10 cm.

A pelagem exterior é moderadamente curta, lisa, densa e de moderadamente àspera. A pelagem interior é curta, densa e suave. O pêlo à volta do pescoço é mais comprido. O Australian Stumpy Tail Cattle Dog pode ter duas cores: azul ou vermelho pintalgado. O azul pode ser liso ou com manchas. A cabeça pode ter manchas pretas. É permitido manchas pretas no corpo. No caso do vermelho pintalgado, este padrão deve estar uniformemente distribuído pelo corpo. Pode ter marcas mais escuras ou vermelhas na cabeça. Manchas vermelhas no corpo são permitidas.

http://www.arcadenoe.pt/raca/australian_stumpy_tail_cattle_dog/510

Nenhum comentário:

Postar um comentário