sexta-feira, 25 de julho de 2014

Volpino Italiano


Volpino Italiano
origem:Itália
data de origem:Século XVII
esperança de vida:14 a 15 anos
classificação:Spitzs europeus
altura:27 para 30 cm
peso:4 para 5 kg

História 

A origem do Volpino Italiano recua até aos primeiros Spitz que vagueavam pela Europa Central na Idade de Bronze. Existem ossadas de cães com caudas curvas, cabeça de raposa e orelhas erectas que datam de há 5 mil anos atrás. Na Gécia Antiga, 400 A.C., também estão representados animais semelhantes.

Os antepassados do Volpino Italiano são os mesmos do Spitz Alemão. Estas duas raças estão relacionados, mas o Volpino não descende do Spitz Alemão.

O Volpino Italiano foi desenvolvido em Itália, tal como o nome indica. “Volpe” significa raposa em italiano, daí que esta raça seja também conhecida como a “pequena raposa italiana”.

Esta raça foi muito popular entre os nobres Italianos, mas também bastante apreciada pelo povo devido ao seu instinto protector. O Volpino era utilizado como cão de alerta, que dava sinal aos Mastins Italianos de que alguém se aproximava. Era o cão de eleição de carteiros ou vendedores ambulantes, pois guardavam os pertences enquanto o dono se ausentava.

Foram muitas as personalidades famosas que tiveram um Volpino, talvez a mais importante seja o famoso artista Miguel Ângelo. Diz-se que o acompanhou durante o tempo em que pintou a Capela Sistina.

Toda esta popularidade não fazia prever que o Volpino Italiano entrasse em declínio. Mas foi o que aconteceu. O último registo de um Volpino Italiano foi em 1965. 20 anos mais tarde, tentou-se recuperar a raça e foram usados os Volpinos que se encontravam em quintas a cumprir a sua função inicial de vigilante. Apesar disso, o Volpino ainda é uma raça rara.

Temperamento 

O Volpino Italiano é um cão alegre e brincalhão, mas também vigilante e protector. É mais independente do que outras raças pequenas, devido ao seu caracter Spitz. Contudo, não deixa de ser muito apegado à família. Exige atenção e mimos.

É uma raça bastante vocal, criada para ser o cão vigilante por excelência. Não deve ser encorajado a ladrar. Deve ser muito bem socializado desde pequeno.

Aparência 

O Volpino Italiano é um cão do tipo Spitz, pequeno, muito compacto e com uma pelagem longa e volumosa. Os machos medem entre 27 e 30 cm e as fêmeas entre 25 e 28 cm.

O corpo é quadrado, sendo que a cabeça representa 4/10 do total. Esta tem um formato piramidal e apresenta um stop bastante acentuado, um nariz preto, com narinas bem abertas, e olhos pretos, arredondados. As orelhas são curtas, triangulares e erectas. A cauda é enrolada para cima das costas.

A pelagem é densa, muito comprida, completamente lisa e volumosa. A textura é um pouco áspera, com pêlos duros e espetados. À volta do pescoço, o pêlo é mais abundante formando um colar.

Só são permitidas as cores branca e vermelha, embora seja aceite, mas não desejável, a cor champanhe. Sombreados laranjas nas orelhas são tolerados, mas constituem sempre uma imperfeição.

Saúde 

O Volpino italiano tem uma esperança média de vida bastante longa e não é raro chegarem aos 16 anos.

Os Volpinos actuais têm origem nos cães que trabalhavam em quintas italianas como vigilantes. São por isso animais saudáveis, sem grandes problemas de saúde. As doenças mais comuns são problemas cardíacos e cataratas.

Manutenção e Higiene 

O Volpino Italiano necessita de cuidados regulares com a pelagem. O pêlo deve ser escovado 3 a 5 vezes por semana. Devido ao pequeno tamanho do cão, não é uma tarefa muito exigente.

http://www.arcadenoe.pt/raca/volpino_italiano/564

Nenhum comentário:

Postar um comentário