sexta-feira, 25 de julho de 2014

Setter Irlandês Vermelho e Branco


 (outros nomes: Irish Red & White Setter)

Setter Irlandês Vermelho e Branco
origem:Irlanda
data de origem:Século XVII
esperança de vida:11 a 15 anos
classificação:Cães de Tiro
altura:59 para 67 cm
peso:18 para 31 kg

História 

Outrora conhecido por Particoloured Setter (Setter de várias cores), o seu passado não é contado numa versão única. Para uns, evoluiu a partir do cruzamento entre Spaniels brancos, Spaniels vermelhos e Pointers, durante o séc. XVIII, na Irlanda. Outros acreditam que esta raça descende dos cães trazidos pelos Romanos para o continente.

Os primeiros registos destes cães chegam até nós por intermédio da pintura do séc XVII, altura em que a sua popularidade estava no auge. A sua criação havia-se estendido praticamente a todo o país, tendo surgido muitas variedades de cães, que tinham, no entanto em comum, as marcas vermelhas e brancas.

No entanto, por volta de 1850, a evolução desta estirpe é derrubada com a crescente popularidade que o Setter de Vermelho começou a adquirir, ao ponto de desaparecer, por volta do fim do séc.XIX.

Em 1944, surge o Irish Red and White Club , mas só nos anos 70 é que se evidencia um claro esforço de recuperação desta linhagem. O Kennel Clube irlandês, em parceria com o Irish Setter Club, criou um comité responsável pelo controle dos registos destes elegantes cães de tiro e, lentamente, recuperou-se esta linhagem.

Em 1981, é criado o Irish Red & White Setter Field & Show Society com o propósito de estimular a participação desta raça nas mais variadas competições do género. Verifica-se, de facto, que nessa década de oitenta, foram atribuídos alguns títulos de campeões ao Setter Irlandês Vermelho e Branco.

Em 1983, esta raça é exportada para os EUA e, no ano seguinte, é fundado o National Irish Red and White Setter Club of America e o Irish Red and White Setter Club of Great Britain. Estes cães foram reconhecidos  pelo Kennel Club britânico e pela FCI (Federation Cynologique Internationale).

Temperamento 

Este Setter é um companheiro alegre, cheio de energia e muito afectuoso. Necessita de se sentir integrado no seio familiar, pelo que não deve ser deixado sozinho.

É um animal sociável, que não reage mal perante presenças estranhas. Na sua relação com as crianças, é um brincalhão entusiasta e um cão seguro, porque não é agressivo. Alguns revelam-se um pouco difíceis de treinar porque são independentes e um pouco impulsivos.

Como cães de tiro, são excelentes retrievers, quer em terra, quer nos rios, porque possuem um olfacto apurado e diz-se terem mais resistência que o Setter Vermelho.

Descrição 

Este Setter mede entre 59-67cm e pesa entre os 18,1-31,7Kg. A sua pelagem é lisa, fina, e multicolor (base branco pérola e manchas vermelhas). A cabeça é larga, o chanfro bem definido, e o focinho bem cinzelado e quadrado. As pintas e sardas são permitidas em torno da região facial, nas patas dianteiras e traseiras.

Os olhos são redondos cor avelã ou castanhos escuros e as orelhas são trazidas pendentes junto às faces.

Este atlético cão de trabalho possui um porte elegante. O peito é profundo e as costelas bem arqueadas. Os membros são fortes, revelando uma boa ossatura. A cauda, também forte na raiz, vai estreitando até à ponta.

Observações 

O Setter Irlandês Vermelho e Branco tem uma esperança média de vida que oscila entre os 11 e 15 anos. As doenças mais comuns nesta raça são a displasia da anca, hipotireoidismo, problemas gástricos, de pele, de visão e de ouvidos. Convém ocasionalmente verificar as orelhas e os olhos devido ao perigo de infecção.

O seu pêlo deve ser escovado diariamente

Em relação ao exercício físico, este Setter não é uma excepção em relação à sua família. Precisa de correr livremente todos os dias, senão ficará muito irrequieto em casa. Este é aliás um animal adaptado a viver no campo, se possível, fora de casa, num terreno cercado.
http://www.arcadenoe.pt/raca/setter_irland_s_vermelho_e_branco/165

Nenhum comentário:

Postar um comentário