quarta-feira, 2 de julho de 2014

Hokkaïdo


Hokkaïdo
origem:Japão
data de origem:Indeterminada (1000 a.C.)
esperança de vida:11 a 14 anos
classificação:Raças de Trabalho
altura:58 para 53 cm
peso:20 para 30 kg

História 

Esta linhagem antiga de cães também adoptou o nome de Hokkaido (nome igualmente atribuído à segunda maior ilha Japonesa), Kyushu ou Cão de Ochi.

Ainu é o nome atribuído à população que se estabeleceu em Hokkaido, por volta de 1000 a.C., posteriormente considerada uma população aborígene durante o período Meiji.

Relativamente à descendência dos cães Ainu, esta é incerta, mas alguns autores acreditam que descende dos cães nórdicos que esta população levou consigo. É provavelmente a raça pura japonesa mais antiga. De aparência similar ao spitz escandinavo, tem ainda traços do Chow-Chow e do Shar-Pei.

Inicialmente, foi utilizado como cão de guarda, na ilha de Hokkaido, mas teve igualmente importância na caça de ursos e outros animais de grande porte.

Em 1937 esta raça foi reconhecida como Património natural do Japão, em 1937, pela Sociedade para a Preservação das Raças Japonesas. É uma raça reconhecida pela FCI (Federation Cynologice International).

Temperamento 

Ainu é um cão de guarda e de caça, daí que lhe sejam associadas características como a bravura, impulsividade, agilidade e rapidez de movimentos.

No seio familiar, é um animal dócil, devoto, com um temperamento seguro perante as crianças, se for desde novo habituado à sua presença. No entanto, é adverso a presenças desconhecidas, pelo que o seu lado menos sociável necessita de ser educado e acompanhado ao longo do seu crescimento.

Descrição 

O Ainu é um cão de porte médio, cuja altura pode atingir, nos machos, os 53cm e, nas fêmeas, os 48cm. O seu peso varia entre os 20 a 30Kg .

A pelagem desta espécie é dupla: o subpêlo é denso e macio e o pêlo externo é áspero de tamanho médio ou curto. As suas cores também variam entre o vermelho, fogo, preto e cinzento.

O crânio e a testa são largos e a cabeça tem uma forma triangular, onde o stop é quase raso. Os olhos são fundos, escuros e um pouco pequenos e as orelhas são triangulares e estão sempre erectas.

O tronco e os membros deste animal são sólidos e musculosos e fazem adivinhar uma boa ossatura. O peito é profundo e largo e a cauda de inserção alta enrola-se sobre o dorso, tal como nos spitz.

Observações 

Esta raça não apresenta tendência para contrair as doenças mais comuns que afectam os canídeos.

É importante sublinhar que os Ainu são cães muitos activos, pelo que não é aconselhável que vivam em espaços pouco amplos. O ideal é que vivam no exterior.

A manutenção do seu pêlo também não deve ser descurada. Uma escovagem é fundamental para manter uma aparência agradável.


http://www.arcadenoe.pt/raca/hokka_do/168

Nenhum comentário:

Postar um comentário