terça-feira, 8 de julho de 2014

Kooikerhondje


Kooikerhondje
origem:Holanda
esperança de vida:12 a 14 anos
classificação:Cães de Tiro
altura:0 para 38 cm
peso:9 para 10 kg

História 

Originário da Holanda, o Kooikerhondje é um cão de caça miúda, muito utilizado no século XVII para a caça de patos com armadilha. Esta modalidade de caça é interessante, já que consistia em atrair os patos selvagens para uma armadilha, utilizando para isso um cão suficientemente perspicaz. O Kooikerhondje tinha particular jeito para chamar a atenção das aves escondidas e utilizava para isso a sua cauda exuberante que lhes despertava a curiosidade. À pessoa encarregue da armadilha (ou Kooiker) restava-lhe apenas esperar escondida, pois o Kooikerhondje acabaria sempre por conseguir iludir um pato selvagem mais intrigado com aquela cauda tufada. A ave supostamente seguiria o Kooikerhondje, que a levaria, sem que desse por nada, para a tal armadilha que seria depois fechada pelo Kooiker.
Deste século, também datam os quadros de Jan Steen e Jan Vermeer, nos quais podemos ver representações deste delicado cão de caça. A raça foi relativamente popular no seu país natal porque dizia-se que fez abortar um atentado contra o Príncipe Guilherme II de Orange, em 1572, por ladrar no momento exacto do ataque. Muito mais tarde, com as duas guerra mundiais, o perigo de extinção abateu-se sobre esta estirpe. Em 1930, a Baronesa Van Hardenbroek redescobriu a raça que foi mais tarde alvo do seu programa de criação.
Em 1966, a raça foi oficialmente reconhecida pela Raad van Beheer op Kynologisch gebied in Nederland e, em 1971 a Federation Cynologique Internationale certifica o standard desta raça. Nesse mesmo ano, o Kennel Clube holandês incluiu o Kooikerhondje no seu espólio de raças. Desde então, a raça tem sido importada e é conhecida em vários países europeus, onde existem clubes que a protegem e promovem. São exemplo disso a Bélgica, Finlândia, Alemanha, Noruega, Reino Unido (1986), Suíça e Suécia Japão e Canadá.

Descrição

Este cão mede, nas espáduas, cerca de 38 cm e pesa entre 9 e 11 Kg.
A sua pelagem é moderadamente longa, um pouco ondulada com tufos no peito, na cauda e nas patas.
A cabeça é larga, o chanfro pouco profundo e o nariz afilado. Os olhos são ligeiramente amendoados e escuros e as orelhas são de tamanho médio, revestidas com pêlo comprido e trazidas pendentes junto às faces. A sua estrutura corporal é quase quadrada. O dorso é forte e o peito profundo. As patas são pequenas e a cauda é comprida e encaracolada para um dos lados.

Temperamento 

Este é um cão inteligente, ágil e activo, que tanto pode ser um óptimo cão de guarda, como pode desempenhar as funções de cão de caça ou companhia.
Em casa, é um animal afectuoso e alegre, que protege o seu território e dono com afinco. Por isso, quando estão em alerta, são um pouco barulhentos. Com as pessoas desconhecidas e com as crianças nem sempre são tão afáveis mas, uma vez habituados à sua presença, tornam-se sociáveis.
Estes cães são muito versáteis e precisam de estar ocupados para se sentirem bem. Os jogos, as brincadeiras, as corridas, etc., são actividades nas quais vão participar com entusiasmo.
No treino, o seu carácter revela-se forte, porque são animais com uma personalidade vincada, que nem sempre obedecem. Como tal, é necessário que o dono o eduque de forma consistente e positiva.

Observações 

Esta é uma raça com uma esperança média de vida entre os 12 e os 14 anos que apresenta algumas doenças genéticas graves, de que são exemplo: a doença de Von Willebrandt, cataratas e epilepsia.

Este cão necessita de uma escovagem diária por forma a eliminar o pêlo morto.

Como é muito activo, precisa de ter acesso a uma área cercada onde possa estar algumas horas do seu dia a passear livremente. Ainda assim, é aconselhável que diariamente pratique uma actividade mais intensa, como correr ou nadar. Se praticar o exercício físico aconselhado, ele poderá viver calmo dentro de casa.

Este pequeno cão (pode não aparentar) mas tem óptimo apetite, pelo que é preciso ter cuidado com o excesso de peso.


http://www.arcadenoe.pt/raca/kooikerhondje/255

Nenhum comentário:

Postar um comentário