terça-feira, 8 de julho de 2014

Otterhound


Otterhound
origem:Grã-Bretanha
data de origem:séc. XI
esperança de vida:13 anos
classificação:Galgos e Sabujos
altura:57 para 68 cm
peso:30 para 50 kg

História 

O Otterhound é um cão de linhagem antiga,  originário da Grã-Bretanha. Como todos os cães dotados com um passado longínquo, a história do Otterhound é incerta e ilustrada de diferentes maneiras. Alguns entendidos situam-no no ano 1000 e revelam-nos que foi um primitivo cão de matilha. Outros porém, defendem que surgiu graças ao cruzamentos efectuados entre Bloodhound, com Terries de Pêlo de Arame e Griffons. Existe também a perspectiva que descendem do Southern Hound e do Griffon francês. Alguns documentos antigos provam que, pelo menos, existiu um cão muito parecido com este no séc. XII e XIII.

Este cão foi utilizado para a caça da lontra, actividade que se tornou importante para proteger a população dos rios. O seu excelente faro e habilidade para nadar, tornaram-no relativamente popular.

No início do séc. XX, esta raça foi exportada para os EUA, participando pela primeira vez numa exposição do Kennel Club americano, em 1907. Neste país, a sua criação foi implementada pelo Dr.Hugo Mouat, um veterinário. Em 1960, é fundado o Otterhound Club of America.

Com o despontar da I Guerra Mundial, a população de Otterhound, na Inglaterra, diminuiu drasticamente. Paralelamente, a crescente poluição das águas e o reduzido número de lontras, fez que com, em 1978, esta prática fosse considerada ilegal, atitude tomada pelos escoceses dois anos depois.

Graças aos esforços posteriormente realizados por vários criadores (entre eles os Master of the Kendal e District Ottherhounds que criaram o Clube de Otterhound) foi possível manter esta linhagem até hoje.
Após ser apresentada nos ringues de exposição internacionais foi, em 1981, aprovado um standard da raça pelo Kennel Club britânico.

Actualmente, estes cães desempenham o papel de cães de companhia e exposição, e contam com numerosos admiradores não só na Inglaterra, mas também na Holanda, Suíça, Alemanha, Canadá, Nova Zelândia.

Descrição 

Este animal mede entre os 60 e os 67,5 cm (machos) e os 57,5 e os 65cm (fêmeas). O seu peso oscila nos machos entre os 33,7 e os 51,7 Kg e nas fêmeas entre os 29,5 e os 45 Kg.

A sua pelagem é dupla: a camada externa é densa e áspera e a camada interna é curta e lanosa, por forma a proteger o cão na água. Todas as cores sabujo são permitidas.

A cabeça é imponente, bem cinzelada, dotada de pêlos ásperos que formam um pequeno bigode e barba. O chanfro é demarcado e o nariz é comprido e quadrado. Os olhos são inseridos de forma ligeiramente profunda e têm uma expressão inteligente. As orelhas são compridas e pendulares, inseridas ao nível do canto dos olhos.

O corpo é fino e bem musculado, dotado com um peito e costelas profundas e elásticas. O lombo é curto e forte e os membros são musculosos. Os pés são largos e têm uma membrana interdigital. A cauda de inserção alta é mantida elevada quando alerta ou em movimento.

Temperamento 

O Otterhound é um cão de família por vezes considerado um pouco temperamental, o que se deve á sua forma de ser independente. São amigáveis, mas não são dependentes, são devotos e leais.

Se durante o seu crescimento forem educados e habituados a estar perante presenças estranhas, tornam-se cães sociáveis e amigos de outros animais de estimação, incluindo gatos. Também convém que sejam disciplinados porque podem ser um pouco destruidores dentro de casa.

São uma companhia agradável para as crianças mas, dado o seu porte robusto, convém que os mais pequenos sejam supervisionados por questões de segurança.

O seu treino não é muito fácil, uma vez que estes cães foram talhados por reagir por instintos de forma autónoma, pelo que é natural que se revelem teimosos. Estes cães gostam de ladrar e, quando soltos num jardim, é provável que comecem a esburacar o terreno.

Observações 

O Otterhound tem uma esperança média de vida que ronda os 13 anos de idade e é considerado um cão bastante saudável. Estão porém registados alguns casos de displasia da anca, problemas de visão e de coração, que não são muitos significativos mas requerem sempre alguma atenção.

O seu pêlo deve ser escovado uma vez por semana e lavado quando necessário, altura em que se deve verificar o estado das suas orelhas, por forma a evitar infecções futuras.

Como é resistente ao frio, este cão adapta-se a viver quer no interior, quer no exterior. Estes cães necessitam de praticar exercício físico diariamente, não só porque são muito activos mas também porque ganham peso com facilidade.

Curiosidade:
Poucas raças se podem orgulhar de ter acompanhado a vida monárquica britânica ao lado dos seus principais protagonistas. O Rei Eduardo II, Henrique VI, Ricardo III, Henrique VIII, Carlos II, Eduardo IV, Henrique II, Henrique VII e, ainda, a Rainha Elizabete I são alguns dos reis que protegeram e promoveram a criação deste sabujo.


http://www.arcadenoe.pt/raca/otterhound/210

Nenhum comentário:

Postar um comentário